7 dicas para fazer um processo de recrutamento e seleção eficiente

7 dicas para fazer um processo de recrutamento e seleção eficiente

As pessoas são o principal diferencial competitivo das organizações hoje. Reter talentos é essencial para manter a eficiência dos processos e o alcance da estratégia das organizações. Diante dessas conclusões, manter um bom processo de recrutamento e seleção é indispensável para as empresas.

O processo de recrutamento e seleção consiste num conjunto de procedimentos para atrair candidatos qualificados e capazes de assumir cargos disponíveis.

O processo de recrutamento e seleção de uma empresa é o primeiro passo para uma contratação de sucesso. Ele deve ser conduzida de acordo com os valores da organização, para que seja possível encontrar candidatos alinhados à cultura e, consequentemente, reduzir as taxas de turnover.

Um bom processo de recrutamento e seleção é importante para garantir a continuidade da operação e evitar custos com demissão e contratação.

Dessa forma, montar um processo de recrutamento e seleção eficiente é um desafio constante dos setores de RH. Por isso, separamos algumas dicas para que a atração de talentos na sua organização seja feita com sucesso. Confira!

1. Descrição detalhada do cargo

Quando surge a necessidade de preencher determinada posição ou cargo, o departamento de RH é notificado para que seja criada a vaga.

A partir daí, é necessário elaborar descrição de cargo para limitar que inscrevam-se candidatos realmente qualificados.

A descrição deve conter, de forma clara e coerente, todas as atividades que serão desenvolvidas pelo futuro colaborador.

Além disso, deve apresentar os requisitos mínimos para contratação, como:

  • Formação acadêmica;
  • Tempo de experiência na área;
  • Horário de trabalho;
  • Responsabilidades;
  • Remuneração e benefícios.

Com essa definição em mãos, o recrutador é capaz de identificar, na entrevista, se o candidato será capaz de desenvolver essas ações com base nos seus conhecimentos prévios.

A descrição de cargos deve ter clareza e objetividade. Muitas empresas têm utilizado adjetivação em excesso para despertar interesse dos candidatos, sobretudo os millennials.

Isso é perigoso, pois, muitas vezes, as verdadeiras atribuições do cargo são mascaradas. Tenha cuidado!

2. Definição de perfil desejado para o processo de recrutamento e seleção

A partir de uma boa descrição de vaga, em geral, é possível fazer a definição do perfil desejado para o cargo a ser ocupado.

Para definir o perfil com a clareza, uma ação indispensável é fazer uma pesquisa com os colaboradores e gestores da equipe que receberá o contratado.

Verifique com eles quais os principais gaps da equipe que devem ser supridos pela contratação, o objetivo do time a longo prazo e que tipo de profissional costuma acrescentar ao grupo, em termos de capacitação, comportamento, personalidade e relacionamento.

Também é válido pesquisar nos concorrentes as características ideais para vagas similares. Isso vai ajudar na competitividade e diferenciação da empresa.

Confirmar os requisitos técnicos, pessoais e emocionais para a vaga auxilia o recrutador a direcionar a entrevista em busca do futuro colaborador ideal.

3. Triagem de currículos

Mesmo com a descrição do cargo e do perfil desejado, nem todos os currículos encaminhados serão perfeitos para a vaga.

Afinal, a quantidade de profissionais em busca de uma oportunidade no mercado faz com que muitos se apliquem a vagas que não correspondem às suas habilidades.

Dessa maneira, a triagem de currículos deve cruzar as necessidades apontadas no perfil do cargo com as competências do profissional.

Observe as experiências profissionais pelas quais o candidato passou, quanto tempo esteve em cada uma delas e quais ganhos e conquistas gerou para as empresas em questão.

Além disso, cursos, idiomas e vivências complementares apontadas pelo profissional podem qualificá-lo para seguir para as próximas etapas do processo de recrutamento e seleção.

4. Realização de dinâmicas

Após selecionar os melhores currículos, é interessante convocar os profissionais para uma dinâmica de grupo.

Essa é uma fase do processo de recrutamento e seleção que a equipe de RH identificar de forma clara e objetiva o perfil comportamental de cada candidato.

Em uma dinâmica de grupo, você consegue identificar habilidades de liderança, de resolução de problemas e de trabalho em equipe.

As dinâmicas precisam ser bem pensadas e trabalhados em conjunto com os colaboradores da área que receberão o novo contratado. No entanto, mais importante ainda que a atividade esteja alinhada à cultura empresarial.

5. Elaboração do roteiro e efetivação das entrevistas

A etapa de roteirização da entrevista também é crucial para um bom processo de recrutamento e seleção.

Afinal, é neste momento que o recrutador poderá decidir como conhecer melhor sobre o candidato, questioná-lo sobre as suas habilidades e pretensões na empresa.

O roteiro não deve ser muito extenso e deve atingir os pontos mais importantes para a empresa.

Inclua perguntas que ajudem a identificar o fit cultural, mesclando-as com questionamentos técnicos e comportamentais.

Uma boa alternativa para montar o roteiro é contar com a ajuda do líder da área e um psicólogo.

Enquanto o primeiro poderá ajudar na elaboração da parte mais técnica, o segundo será o responsável por coordenar a parte mais comportamental.

Após a roteirização, é hora de aplicar a entrevista. Nesse caso, o recrutador deverá separar um local tranquilo e, se possível, convidar o líder do setor para participar do momento.

Lembrando que a ideia não é intimidar o candidato, mas sim tornar o processo mais eficaz.

Faça perguntas do tipo: o que você almeja para sua carreira? Onde você se vê em dois anos? Qual seu propósito? Você está realmente disposto a crescer junto conosco? Sinceridade e clareza são essenciais nessa etapa.

É importante fazer anotações importantes durante os questionamentos, mas sempre prestando o máximo de atenção ao que o candidato diz.

6. A seleção do candidato ideal

Terminada a fase de entrevistas, a equipe de RH deve fazer uma avaliação para seleção do perfil mais adequado ao preenchimento da vaga.

Para finalizar o processo de contratação, o novo funcionário deverá receber a lista de documentos que deve apresentar à empresa para elaboração de contrato, de acordo com as condições acordadas previamente.

O novo colaborador deve por uma fase de adaptação, o chamado onboarding. Nele, o profissional será treinado para a nova função e aprenderá melhor sobre a cultura que rege a organização.

Nessa fase, é indispensável e de bom tom oferecer feedback aos candidatos reprovados no processo seletivo, destacando pontos de melhoria e reforçando que a empresa está de portas abertas para novas tentativas em seleções futuras!

7. Integração do novo colaborador

Após informar ao candidato sobre sua aprovação, realize um instante de integração na empresa logo na primeira semana de trabalho.

A integração permite que o novo contratado conheça mais da empresa, seus setores, produtos e seus novos colegas, gerando um sentimento de respeito e acolhimento.

Busque promover happy hours, tour pela empresa e treinamentos voltados à cultura organizacional.

Um processo de recrutamento e seleção bem-sucedido envolve, em suma, dois elementos: planejamento e um time de RH engajado.

A partir desses dois fatores, é possível conduzir todas as etapas e adaptá-las de acordo com as necessidades da sua empresa.

Se você está interessado em modernizar o processo de recrutamento e seleção do seu negócio, nós podemos te ajudar. Somos especialistas em atrair talentos alinhados à cultura organizacional do seu negócio. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu