Redução de custos no RH: 8 dicas para cortar gastos excessivos

Redução de custos no RH: 8 dicas para cortar gastos excessivos

Reduzir custos é sempre uma boa alternativa para as empresas, afinal, dessa forma é possível aumentar a lucratividade, a rentabilidade e a competitividade. É possível cortar gastos em quase todo setor, logo, a redução de custos no RH não só existe como pode ser muito eficaz para a economia da empresa.

O departamento de RH lida com questões burocráticas e sociais ligadas à gestão de pessoas.

Dessa forma, cortar gastos nessa área exige cuidado, a fim de não prejudicar a qualidade de vida dos colaboradores e, muito menos, negligenciar as obrigações trabalhistas.

Neste artigo, apresentamos 8 estratégias eficazes para promover a redução de custos no RH. Confira agora mesmo!

Por que promover a redução de custos no RH?

Nos últimos anos, o departamento de RH deixou de ser a equipe que cuidava do ‘departamento pessoal’ e passaram a ter uma atuação mais consultiva e estratégica.

Dessa forma, termos como “gestão de pessoas”, “retenção de talentos” e “team building” , entre outros, passaram a integrar a gestão de Recursos Humanos, a fim de promover a qualidade de vida no trabalho e aumentar a competitividade da empresa.

Entretanto, em épocas de instabilidade e recessão econômica, os analistas e gestores de RH se deparam com a necessidade de reduzir contratações, articular manutenção de empregos, lidar com a baixa perspectiva de aumentos salariais, entre outros desafios.

Dessa forma, é evidente que o RH têm alternativas para reduzir custos e representa um potencial para evitar gastos que podem impactar a economia da empresa.

8 dicas para cortar gastos e evitar desperdícios no RH

O RH têm custos com Recrutamento e Seleção, encargos trabalhistas, benefícios, treinamentos e provisões.

Assim, é necessário ter atenção e cuidado para entender quais gastos podem ser retidos, sem colocar em risco o clima organizacional e a regulamentação da empresa.

Confira 8 dicas para promover a redução de custos no RH de forma eficiente e cautelosa:

1. Recalcule a provisão de custos

As provisões são reservas de recursos que asseguram os custos futuros do departamento.

Normalmente, elas são calculadas no fechamento do orçamento anual do exercício seguinte.

No decorrer do ano, podemos identificar que o valor reservado é maior do que o necessário.

Por isso, recalcular as provisões é uma dica importante para que sejam descobertos pontos de economia no orçamento da área.

2. Otimize a jornada de trabalho e implemente o banco de horas

Promover o bom aproveitamento do horário de trabalho é fundamental para a redução de custos no RH.

Otimizar a jornada de trabalho envolve rever processos e avaliar a distribuição de atividades por colaborador e equipe.

Ao otimizar a jornada de trabalho, a empresa consegue economizar com horas extras, já que os colaboradores podem melhorar sua produtividade e não têm necessidade de passar mais tempo que o necessário trabalhando.

Gastos secundários, como de energia elétrica e recursos tecnológicos também podem diminuir.

Em relação a diminuição de custos com horas extras, uma boa saída é adotar o banco de horas.

A iniciativa consta na legislação, e pode ajudar a reduzir o desembolso de recursos financeiros e, de quebra, estimular os colaboradores a não trabalhar além da jornada regular.

3. Tenha um cálculo dos custos de demissão

A demissão é sempre uma questão onerosa para os departamentos de RH e, por isso, é fundamental fazer cálculos realistas dos gastos.

Coloque no papel tanto os custos inerentes à rescisão quanto às perdas em médio e longo prazo com a demissão de colaboradores experientes e produtivos.

Se for demitir colaboradores mais experientes e, em sequência ocorrer de contratar profissionais mais jovens, é fundamental inserir na conta todos os custos que serão gerados para capacitar e torná-los produtivos.

4. Automatize processos

A tecnologia é uma importante aliada da redução de custos no RH. Isso é possível graças à automação de processos e a criação de rotinas altamente escaláveis.

Esse tipo de estratégia não apenas reduz os custos pela minimização de tempo, mas também aumenta a confiabilidade e diminui a necessidade de retrabalhos.

Busque mapear processos internos e descobrir o que pode ser automatizado, total ou parcialmente.

No caso do RH, por exemplo, é possível investir em soluções de TI, como o fornecimento holerites interativos ou de sistemas que ajudam no cumprimento do ponto e das obrigações trabalhistas.

5. Considere a terceirização de tarefas

Hoje, a terceirização das atividades que não são consideradas finalísticas é uma prática que está em alta.

Por isso, terceirizar a contratação de profissionais ou atividades demandadas esporadicamente pode ser uma excelente forma de redução de custos no RH.

Algumas atividades desempenhadas pelo RH podem ser terceirizadas, como folha de pagamento, recrutamento e seleção, entre outros.

Nestes casos, terceirizar é vantajoso porque todos os custos de admissão, encargos trabalhistas no período de relacionamento profissional e também os custos com rescisão ficam por conta da empresa fornecedora de profissionais terceirizados.

6. Renegocie contratos com parceiros e fornecedores

Os contratos com eventuais fornecedores e parceiros do RH podem se tornar obsoletos se não houver uma análise periódica.

Por mais que exista uma boa relação com o fornecedor, melhores oportunidades de negócio podem surgir no mercado.

Uma eventual renegociação de contratos com parceiros e fornecedores, portanto, permite que o negócio obtenha novas e melhores condições de obtenção de serviços, ferramentas e produtos.

Em busca do relacionamento em longo prazo, é comum que parceiros e fornecedores ofereçam mais flexibilidade e até mesmo valores mais baixos.

7. Revise os benefícios oferecidos

Os benefícios oferecidos aos colaboradores formam uma boa estrutura para a motivação e a produtividade.

Portanto, recuá-los não é uma boa alternativa, mas promover uma gestão de benefícios eficiente é fundamental para cortar gastos excessivos.

Para entender quais benefícios são mais bem cotados, invista em uma pesquisa interna para saber quais vantagens e planos realmente será útil para as pessoas e verifique quais são compatíveis com o orçamento do negócioAssim, é possível trocar benefícios que, muitas vezes são caros e mal utilizados, por políticas de maior valor para os colaboradores.

Antes de elaborar um plano de concessão de benefícios, é preciso ter atenção às demandas da legislação trabalhista.

Certos benefícios, como férias, 13° salário e horas extras são obrigatórios. No entanto, há outras vantagens definidas por meio de acordos coletivos ou negociações com sindicatos.

Atente-se também aos benefícios pagos em dinheiro! Os bônus e remunerações variáveis geram encargos e devem ser incorporados aos custos da política de benefícios.

8. Ofereça treinamentos mais assertivos

Treinamento e capacitação são dois fatores indispensáveis para que os colaboradores estejam sempre atualizados para alcançar os melhores resultados possíveis.

Entretanto, para que os recursos sejam adequadamente investidos, eles devem ser aplicados em treinamentos que estejam alinhados com as necessidades dos colaboradores.

Por isso, é importante pesquisar, analisar e entender que tipo de conhecimento é mais relevante para o negócio.

Dessa forma, serão cessados os gastos com treinamentos que não são convertidos em conhecimento útil para equipe.

A redução de custos no RH é possível se for feita de maneira estruturada e com foco na otimização de processos internos.

Por isso, antes de sair cortando gastos, é fundamental ficar atento aos processos que não devem sofrer cortes de investimentos por impactar diretamente na qualidade das entregas e na satisfação dos colaboradores.

Como você pôde entender, a Terceirização de Mão de Obra é uma das alternativas mais eficazes de redução de custos no RH. Nós podemos te ajudar com este serviço! Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu