Clima Organizacional: entenda definitivamente o que é e como medir

Clima Organizacional: entenda definitivamente o que é e como medir

Todo profissional já passou por essas situações: diante de erros da equipe ou falhas da liderança, surge um clima de tensão no ar… por outro lado, em outras épocas, a motivação está à todo vapor. Essas sensações são, na verdade, a forma como sentimos o clima organizacional.

Sendo assim, há alguns anos, os estudos na área de administração de empresas vêm dando atenção a esse tema.

O objetivo é entender como a qualidade de vida no ambiente de trabalho é sentida pelos integrantes de uma organização e como isso pode afetar de forma significativa o seu desempenho.

Em suma, uma organização obtém sucesso através das pessoas que nela trabalham. Entretanto, seres humanos estão sujeitos às mais diversas influências do ambiente e a variadas maneiras de reagir emocionalmente a estas influências.

Dessa forma, o conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho compõe o que denominamos clima organizacional.

Hoje em dia, empresas que não têm preocupação com a qualidade do clima organizacional estão em desvantagem competitiva em relação às outras.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é clima organizacional e as atitudes essenciais para que você possa mensurá-lo de uma vez por todas. Continue a leitura!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional corresponde à percepção dos colaboradores de uma organização no que diz respeito ao seu ambiente de trabalho.

De acordo com o administrador Idalberto Chiavenato, “o clima pode ser visto como os sentimentos que os indivíduos têm e a maneira como eles interagem entre si, com os clientes ou elementos externos”.

Estes sentimentos manifestados podem representar estados de satisfação ou insatisfação dos colaboradores, o que repercute, mais uma vez, em sua produtividade e na sua percepção sobre a empresa.

Dessa forma, é importante ter atenção ao clima organizacional, principalmente porque ele influencia na motivação dos indivíduos que trabalham na organização.

Segundo dados da Associação Brasileira de Recursos Humanos, colaboradores utilizam somente 8% de sua capacidade de produção em ambientes ruins e desmotivadores.

Por outro lado, em empresas com clima favorável e colaboradores motivados, o mesmo índice chega a alcançar 60%.

Dessa forma, se o clima corresponde à percepção dos indivíduos sobre a organização em que atuam, então quando este ambiente é avaliado de forma negativa, são manifestados fatores que interferem na motivação destes colaboradores e, consequentemente, nos resultados alcançados com o desenvolvimento de suas funções.

Por isso, é importante medir aspectos do trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que trabalham na sua empresa e que influenciam na motivação e no comportamento das pessoas.

Tipos de clima organizacional

Existem diversos autores que explicam diferentes tipos de clima organizacional. De acordo com a mestre em Engenharia de Produção Mônica Mello, há três tipos bem claros:

  • Favorável – o colaborador se sente mais motivado, bem satisfeito e não há tanta rotatividade na organização;
  • Desfavorável – colaborador se sente desmotivado, totalmente insatisfeito e tem alta rotatividade;
  • Neutro – o colaborador se mostra indiferente, faz do trabalho apenas uma obrigação.

Dessa forma, é possível entender que os gestores de uma empresa devem trabalhar para que o clima permaneça sempre favorável.

Os colaboradores de uma empresa são, naturalmente, suscetíveis ao meio e, caso convivam com um foco de insatisfação, rapidamente o clima negativo torna-se generalizado.

Não é tão incomum assim ocorrer de um setor da organização ter um clima ruim e o outro setor ter um clima bom.

Logo, para evitar que uma “fruta podre” contamine o resto da “fruteira”, o gestor deve ter uma visão sistêmica e propor ações de melhoria da qualidade de vida no trabalho.

A importância do clima organizacional saudável

O clima organizacional ruim é o principal fator que mina a satisfação e a motivação dos colaboradores.

Se em uma empresa existem brigas, competições, ausência de espírito de equipe ou muito estresse, os membros ficam fadigados, insatisfeitos, se sentem desvalorizados e, consequentemente, desmotivados.

Portanto, o clima do ambiente de trabalho é um reflexo direto de como anda a relação entre o colaborador e a empresa.

Francisco Lacombe, autor do livro “Recursos Humanos: princípios e tendências”, assegura que o clima reflete o grau de satisfação dos colaboradores com o ambiente interno da empresa.

O conceito de clima organizacional também se vincula a motivação, a identificação com a empresa, ao interesse no trabalho, ao sentimento de valorização, a integração da equipe e outras variáveis.

Quando o clima organizacional é desfavorável, a saúde do colaborador também pode sofrer diversos impactos negativos. A tendência é provocar desinteresse, insatisfação, apatia, estresse e, em muitos casos, até depressão.

Dessa forma, manter um bom clima organizacional é vital para qualquer empresa. Afinal, ele influencia a produtividade, as relações interpessoais, o nível de satisfação da equipe e ainda afeta a saúde dos colaboradores.

Pesquisa de Clima Organizacional – PCO: a ferramenta de mensuração

Para avaliar a situação do clima organizacional no seu negócio, é importante medir aspectos do trabalho percebidos direta ou indiretamente pelos indivíduos que trabalham na sua empresa.

Dessa forma, a aplicação periódica e planejada de uma Pesquisa de Clima Organizacional se faz importante e necessária para que o gestor conheça os pontos fortes da empresa e aqueles que precisam ser melhorados.

Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, permite que seja possível a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para resolver esses problemas com os quais os mesmos lidam constantemente.

A partir dos resultados dessa pesquisa, principalmente em relação às insatisfações dos colaboradores, decisões mais assertivas poderão ser tomadas pelo empresário para traçar novas diretrizes de Gestão de Pessoas.

A PCO pode ser aplicada por meio de questionários simples, que consultam a opinião dos colaboradores sobre aspectos como:

  • satisfação pessoal com as condições de trabalho;
  • disponibilidade de infraestrutura adequada para as atividades;
  • relacionamento com os colegas e superiores;
  • remuneração;
  • benefícios e sentimento de valorização, entre outros.

A partir das respostas obtidas na pesquisa, é possível identificar pontos críticos, falhas e insatisfações entre os colaboradores.

Desse modo, os gestores podem trabalhar para que as medidas necessárias para reverter esse quadro sejam tomadas.

As etapas da Pesquisa de Clima Organizacional

Para aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional, é necessário que o processo tenha etapas bem definidas que, em suma, são:

1. Preparação

Nessa fase, são obtidas informações mais precisas sobre os problemas que a empresa pretende direcionar a pesquisa.

2. Metodologia

Delimite as questões a serem abordadas, as ações a serem executadas, o método de trabalho, amostragem, meios de interpretação, entre outros aspectos técnicos.

3. Execução

Fase marcada pela coleta de dados propriamente dita. É importante lembrar que, nessa etapa, é muito importante garantir o sigilo da pesquisa.

Isso ajuda a reforçar a fidelidade das respostas, evitando que os colaboradores tenham medo de sofrer algum tipo de retaliação ao dar a sua opinião.

4. Interpretação

Busque gerar informações concretas a partir dos dados levantados. A dica aqui é processar os dados com agilidade, garantido uma maior fidedignidade com a situação presente da empresa.

Além disso, organize as informações de forma simplificada e de fácil visualização, para que possam ser confrontadas com os resultados e pesquisas anteriores, por exemplo.

5. Relatório

Desenvolva relatório eficiente com os dados, transformando os dados em estatísticas reais e mensuráveis.

6. Divulgação de resultados

Compartilhe os resultados da pesquisa, mesmo que sejam negativos. Divulgar o resultado ajuda todos os membros da empresa a entenderem melhor a sua real situação e também a dar mais credibilidade ao procedimento.

7. Planos de ação

Como última fase do resultado da pesquisa, medidas devem ser traçadas e colocadas em prática de acordo com os gaps identificados e insights coletados na pesquisa.

O clima organizacional é uma variável que influencia o comportamento, as relações entre as pessoas, o desempenho, a produtividade no trabalho, a satisfação e saúde dos envolvidos – ou seja, vários critérios relativos à Gestão de Pessoas.

Sendo assim, é essencial para as empresas tornar o clima leve e favorável e as ações que promovem o bem-estar corporativo são grandes aliadas nesse sentido.

Agora que você já entende o conceito de clima organizacional, não deixe de aplicar a pesquisa no seu negócio. Se, no início, você tiver dúvidas, vale a pena terceirizar a análise. Nós podemos mensurar o clima do seu negócio. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu