Plano de Carreira: o que é e como implementar na sua empresa?

Plano de Carreira: o que é e como implementar na sua empresa?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas precisam articular ofertas de capacitação e crescimento para seus colaboradores, a fim de mantê-los engajados e retê-los na organização. Nesse sentido, o Plano de Carreira torna-se uma estratégia indispensável.

O Plano de Carreira consiste em um caminho de ascensão a ser percorrido pelos colaboradores, uma vez que atinjam metas pré-estabelecidas. Esse é um artifício muito utilizado na atração e retenção de talentos.

Com o propósito de oferecer ao funcionário a possibilidade de desenvolver competências, o Plano de Carreira consegue elencar por quais etapas da hierarquia empresarial ele passará e por quanto tempo ficará em cada uma delas.

Tendo em vista que o Plano de Carreira é uma tendência corporativa, vamos explicar o conceito e como implementá-lo. Confira!

O que é o Plano de Carreira e qual a sua relevância para as empresas?

Um Plano de Carreira é um programa estruturado que determina o caminho que cada funcionário irá percorrer dentro da empresa.

Esse planejamento estipula, ainda, as competências necessárias para assumir cada posição hierárquica e quais são as expectativas da alta diretoria da empresa em relação àquela posição.

Além do mais, o Plano de Carreira consegue apresentar aos funcionários uma projeção de possíveis recompensas vindas com promoções, como aumento de salário e benefícios.

Elaborar um Plano de Carreira é extremamente vantajoso para os gestores pois, a partir dele, eles sabem exatamente em que aspectos devem avaliar os seus funcionários.

Outra vantagem de se elaborar um Plano de Carreira é o fato de manter os colaboradores sempre motivados a atingir objetivos.

Dessa forma, uma vez que os funcionários encontram-se engajados com objetivos, mais tempo passarão integrando o time da empresa.

O Plano de Carreira retém talentos e reduz custos com pessoas

O Plano de Carreira é uma prática eficaz para a organização reter os seus colaboradores e aproveitá-los para o benefício da empresa.

Afinal, é possível também obter mais lucros e economizar mantendo bons funcionários, ao invés de investir em novas contratações.

Partindo dessa premissa, uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, sobre tendências de recrutamento em 2016, mostra que o alinhamento entre a retenção de funcionários e a mobilidade interna, ou seja, Plano de Carreira em uma empresa é fundamental.

A conservação dos funcionários é uma preocupação de 42% dos líderes de equipes de RH, segundo a pesquisa.

Além disso, o levantamento mostra que os recrutadores que se preocupam com a retenção de funcionários precisam fazer do recrutamento interno uma oportunidade.

Assim sendo, para os colaboradores, o Plano de Carreira é importante a medida em que serve como um norte das ações que devem ser realizadas dentro da empresa.

A partir dele, os funcionários sabem exatamente o que devem fazer e o que precisam alcançar para conseguir um aumento de salário ou então subir de cargo na empresa.

Como implementar o Plano de Carreira na empresa?

Em primeiro lugar, é necessário que o Plano de Carreira alinhe os objetivos da empresa com os objetivos dos colaboradores.

Afinal, de nada adianta você estabelecer grandes metas que alterem a posição de sua empresa se você não envolver e recompensar adequadamente os seus funcionários para cumpri-las.

Ademais, grandes metas exigem grandes esforços, que obviamente necessitam de uma grande motivação dos funcionários.

Lembre-se de que eles não querem que somente a sua empresa cresça, mas sim ter a possibilidade de crescer junto com ela, tanto financeiramente, quanto profissionalmente.

Sendo assim, ao elaborar um Plano de Carreira, é necessário conversar com os seus funcionários e procurar saber quais as suas visões e quais os seus objetivos pessoais dentro de determinado período na empresa.

Com toda certeza. envolver a sua equipe na estruturação de metas pode ser essencial para que eles sintam-se mais motivados e participativos no ambiente organizacional.

7 passos para elaborar um bom plano de carreira

Tendo em vista os anseios dos colaboradores, é possível elaborar um bom Plano de Carreira em 7 passos. Confira!

1. Pense junto com seus colaboradores

O primeiro passo para elaborar o Plano de Carreira da empresa é ouvir os colaboradores. Assim, dá para entender como e por que eles desejam construir uma vida profissional na sua organização.

Sendo assim, é importante identificar e mapear as competências dos profissionais, as habilidades, os sonhos, os ideais e o tempo que pensam que levarão para chegar onde desejam.

Portanto, é preciso saber quais são os objetivos e as perspectivas profissionais dos colaboradores:

  • Como eles se veem profissionalmente daqui a 5 anos?
  • Quais cargos gostariam de ocupar?

Mas, compreenda que é possível que eles não estejam preparados, hoje, para a responsabilidade que desejam.

É nesse ponto que a organização precisa viabilizar o Plano de Carreira, criando possibilidades para que o colaborador desenvolva novas competências.

Os líderes também são importantes nesse momento, para ajudar os demais colaboradores a trilhar o caminho almejado.

Para isso, a empresa pode fazer uma pesquisa interna, por meio de um questionário online, que tenha perguntas bem direcionadas e faça os funcionários expor suas sugestões, sonhos e críticas com relação à instituição.

2. Defina progressões de carreira

Para traçar um Plano de Carreira, é preciso definir como serão as progressões de carreira, ou seja, se a movimentação entre cargos será vertical ou horizontal, os critérios para ascender de cargo e quanto tempo esse processo demorará.

Vale ressaltar que o Plano de Carreira deve sempre estar aberto a adaptações e a comunicação entre gestores e colaboradores é essencial para estabelecer essas progressões.

Além do mais, realizar um diagnóstico que demonstre todas as necessidades e expectativas dos profissionais é essencial para que as progressões sejam alinhadas com a realidade.

As decisões em relação às progressões, devem, ainda, estar de acordo com a estrutura, os cargos e a política salarial que o profissional pode vislumbrar no futuro.

3. Identifique pontos fortes e fracos

O próximo passo é identificar, em cada colaborador, pontos positivos e os que podem ser melhorados, estimulando o aperfeiçoamento.

É muito mais simples trabalhar as habilidades que os colaboradores já possuem, mesmo que pouco evidentes, do que tentar desenvolvê-las partindo do zero.

Além disso, esses aspectos devem ser considerados ao elaborar um Plano de Carreira para os funcionários.

Dessa forma, verifique o que pode ser fomentando em cada um, de acordo com o perfil individual.

Essa é uma tarefa desafiadora e, por isso, muitas empresas recorrem à ajuda de um software de gestão comportamental para traçar o perfil de cada colaborador.

Ou então, cruzam dados entre o perfil comportamental de cada colaborador e a descrição de cargos. Após isso, são definidos os cargos internos que são compatíveis com cada tipo de profissional.

Desse modo, fica mais fácil saber, por exemplo, o “caminho” que um colaborador precisa trilhar para alcançar um cargo de liderança.

4. Ofereça treinamentos

Identificadas as habilidades e falhas dos colaboradores, o treinamento torna-se essencial para equilibrar esses pontos.

Inclusive, em relação às altas habilidades, os profissionais com desempenhos satisfatórios também precisam treinar mais e revisar as qualidades, para garantir seu contínuo aprimoramento.

Mas, então, que tipos de treinamento podem ser desenvolvidos nas organizações?

  • Coaching — é um processo para desenvolver profissionais. Nele, os colaboradores identificam o seu potencial e o que está impedindo de atingi-lo. É um treinamento contínuo e muito eficiente;
  • Mentoring — esse programa é feito por um especialista em certa área, que orienta a carreira de um profissional. Como é um processo personalizado, a sua duração é de acordo com o desempenho do participante;
  • Ensino a distância (EAD) — aprendizado feito online. Por meio dessa ferramenta, a empresa pode customizar cursos de acordo com as necessidades de cada equipe interna;
  • Presencial — dos treinamentos citados, esse é o mais tradicional, além de ser muito eficiente. Algumas empresas incluem, nesse processo, palestras, workshops, dinâmicas em grupos, sobre os mais diversos temas.

5. Estabeleça metas

As metas são essenciais para o colaborador alcançar os seus objetivos.

A partir da resposta para a pergunta “que cargo você gostaria de ocupar daqui a 5 anos?”, é necessário estabelecer os objetivos tangíveis e o tempo para a execução das metas.

Ao traçar as metas que comporão o Plano de Carreira, é importante que a empresa e o profissional estejam cientes que as decisões precisam estar de acordo com o cenário real vivido pela empresa e pelo colaborador.

Afinal, criar metas impossíveis de serem batidas podem gerar frustrações e ilusões profissionais.

Não confunda ambição com impossibilidade. Na hora de definir as metas você precisa saber até que ponto seus colaboradores realmente podem alcançar em termos de resultados. Ao longo do processo, as metas também podem ser revistas.

Outro aspecto fundamental que deve ser considerado na elaboração de um Plano de Carreira é as recompensas oferecidas aos funcionários.

Seja uma promoção dentro da empresa ou na manutenção no mesmo cargo com reajuste salarial, prometa o que tenha cumprido.

Além do mais, eventualmente, os gestores podem se reunir para avaliar o alcance das metas do Plano de Carreira.

6. Construa processos mais transparentes

O funcionário deve estar consciente das expectativas da empresa ao tomar a iniciativa de estruturar o seu Plano de Carreira. Não podem ficar dúvidas, pois podem se formar lacunas que comprometam o êxito do processo.

Sendo assim, a comunicação deve ser constante e transparente, para que toda informação seja compartilhada. Mesmo que haja dúvidas ao longo do processo, elas devem ser sempre sanadas.

Além do mais, para verificar se as ações programadas estão sendo realizadas pelo colaborador, faça um acompanhamento dos resultados.

Inclusive, na hora de elaborar o Plano de Carreira, fazer um cronograma para cumprimento de ações facilita a mensuração.

Em caso de os resultados não estarem sendo suficientes, altere os objetivos e funções que constam no Plano de Carreira.

7. Dê feedback constante

No decorrer do Plano de Carreira, é preciso que o gestor converse com os colaboradores sobre o seu desenvolvimento.

Isso permitirá que sejam feitas adaptações ao longo do planejamento, caso os objetivos não sejam alcançados nas datas certas.

Nesse ponto, é indispensável que o gestor esteja capacitado e saiba como dar um feedback de qualidade.

Fazer um Plano de Carreira significa investir nos funcionários. E quem ganha com isso é você e sua empresa.

Quando bem aplicado, o Plano de Carreira ajuda a motivar os funcionários, aumentar a produtividade, a qualidade dos serviços e os lucros da empresa — indiretamente, ajuda a reduzir o turnover.

Se você deseja ter uma ajudinha implementar o Plano de Carreira, contrate uma consultoria em RH. Nós podemos ajudar. Solicite um orçamento!

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