Banco de Talentos: por que manter um e como organizá-lo?

Banco de Talentos: por que manter um e como organizá-lo?

Durante um processo seletivo, a equipe de RH tem contato com vários candidatos, que são avaliados, para só assim escolher um para a vaga. Entretanto, todos os candidatos têm seus currículos triados e passam por entrevistas, testes e dinâmicas. Dessa forma, não é incomum identificar outros talentos que poderão ser considerados em oportunidades futuras. Para isso, é fundamental manter seus contatos em um banco de talentos.

O banco de talentos têm utilidade para segregar currículos já analisados e com grande potencial de desenvolvimento em uma ou diversas áreas do seu negócio.

Por isso, ter um banco de talentos bem organizado é fundamental para a empresa não perder talentos e ter mais chance de fazer contratações mais assertivas.

Inclusive, muitas organizações utilizam esse mesmo conceito para profissionais que já fazem parte de seu quadro de colaboradores.

Pois, ao construir um banco de talentos interno, é facilitada a escolha de promoções, identificação de novas oportunidades e a composição do plano de sucessão corporativo.

Pensando em te ajudar a montar um banco de talentos efetivo no seu negócio, separando 6 dicas valiosas. Confira!

Por que implementar um banco de talentos?

Um banco de talentos reúne dados de pessoas que já se candidataram para fazer parte do quadro de funcionários da empresa. A plataforma reúne informações sobre experiência, habilidades, formação acadêmica e mais.

Embora pareça trabalhoso organizar essas informações, essa é uma ferramenta muito útil para ganhar tempo durante o recrutamento de novos profissionais.

Com isso, o RH é capaz de filtrar os candidatos pelas competências exigidas pelo novo cargo e encontrar o profissional ideal dentro dos currículos arrebatados.

Em primeiro lugar, as empresas devem guardar os currículos e contatos de profissionais que já tentaram entrar na organização anteriormente.

Os mais indicados são os que passaram por várias etapas do processo seletivo, mas que não foram contratados.

Muitas vezes, os candidatos foram dispensados simplesmente porque o outro tinha alguma competência a mais, o que não significa que também não poderiam realizar o trabalho com excelência. Assim, muitas dessas pessoas têm grandes chances de atenderem às exigências da corporação.

Além disso, a empresa pode deixar um campo em aberto para que os interessados em fazer parte do quadro de funcionários enviem seus currículos, mesmo sem nenhuma vaga em vista.

A partir dessas informações, o departamento de RH já vai contar com uma boa gama  de contatos para começar a fazer a triagem.

Benefícios da adoção de um banco de talentos

Se você ainda não está plenamente convencido de por que deve adotar um banco de talentos no seu negócio, apresentamos alguns benefícios práticos:

  • Otimização de Processos

Um banco de talentos bem estruturado faz com que o processo seletivo ocorra muito mais rapidamente.

Afinal de contas, a primeira etapa de um processo seletivo, que consiste em anunciar a vaga, ler e fazer a triagem dos perfis também é uma das mais demoradas.

  • Redução de Custos

Como consequência da otimização do processo de recrutamento, os custos para a organização diminuem, não só em relação às triagens e entrevistas, mas também aos prejuízos provocados por uma vaga em aberto.

  • Fácil segmentação

Outra vantagem expressiva que o banco de talentos oferece é a facilidade em encontrar uma competência específica e necessária para exercer determinada função.

  • Identificação e descarte de treinamentos

Como falamos anteriormente, o banco de talentos também serve para armazenar os dados dos profissionais que trabalham atualmente na empresa.

Ao precisar de um funcionário com uma habilidade específica, essas informações podem ser consultadas e algumas pessoas podem ser realocadas para atender à demanda, dispensando a necessidade de treinamentos.

Além disso, é possível avaliar quais os gaps de competências nos quadros de funcionários e promover treinamentos para saná-las.

6 dicas para organizar o seu banco de talentos com sucesso

Para que o banco de talentos possa oferecer todos os benefícios citados para o seu negócios, separamos 6 medidas eficazes para organizá-lo. Confira!

1. Prefira o armazenamento virtual

É preciso definir uma única forma de armazenar os currículos recebidos. Os meios eletrônicos apresentam uma série de vantagens, eliminando a necessidade de arquivos físicos e permitindo uma busca mais rápida.

Para isso, é preciso ficar atento para nomear corretamente os arquivos, de forma que as buscas sejam mais produtivas.

Este banco virtual pode ser feito com pastas de arquivos no próprio computador.

Em contrapartida, quando o currículo estiver impresso, você pode digitalizar o documento e armazenar juntamente aos demais.

2. Deixe tudo atualizado

Para a equipe de RH, é válido ter sempre um grande número de currículos cadastrados. Por isso, é preciso investir na divulgação da imagem, identidade e reputação da empresa.

Essa divulgação favorece o interesse de candidatos e, assim, o registro de novos currículos.

Além do mais, a melhor maneira de organizar essas informações é armazená-las em ordem cronológica, destacando os currículos mais antigos. Nestes casos, há uma grande chance de que eles estejam desatualizados, o que não é interessante para a empresa.

Procure também fazer varreduras periódicas para descartar currículos enviados em duplicidade ou perfis que foram dispensados por não se encaixarem no fit cultural da empresa.

3. Guarde os melhores currículos

Bons candidatos são avaliados, mas geralmente as empresas têm apenas uma ou duas oportunidades em aberto para determinados cargos.

Aproveite os currículos daqueles que não foram chamados para fortalecer seu banco destinado a oportunidades futuras.

4. Crie categorias

Para facilitar as pesquisas, é preciso separar os currículos por categoria. Considere aspectos como ramo de atuação, conhecimentos técnicos e especializações, competências específicas, experiências anteriores e mais.

Para isso, é fundamental criar um espaço devidamente estruturado, com subdivisões e desdobramentos.

No caso de sistemas de cadastro pelo site, os filtros devem contemplar todas essas separações, colaborando para um gerenciamento mais ágil do banco de currículos.

5. Faça backups

Apesar de toda a acessibilidade que a informatização oferece, alguns erros de sistema podem desperdiçar todo o seu trabalho.

Por isso, faça backups periódicos do banco de talentos. Assim, você cuida da segurança das informações e cria um procedimento para evitar a perda de dados importantes e de profissionais talentosos para a empresa.

6. Use as redes sociais

O número de candidatos que procuram oportunidades pela internet cresce a cada ano.

Só no Linkedin, a maior rede social profissional do mundo, são 29 milhões de internautas brasileiros cadastrados – tornando o nosso país o 3º maior mercado da empresa. E hoje, há mais 250 mil vagas publicadas na plataforma.

Logo, se sua empresa ainda não está na rede para a captação de talentos, crie um perfil no LinkedIn. Na rede, divulgue as oportunidades em aberto e selecione os melhores currículos para serem usados futuramente.

Se os candidatos estão online, sua empresa deve estar também. Além de facilitar a divulgação das vagas, marcar presença nas redes sociais contribui ainda para promover a organização.

A construção de um banco de talentos organizado pode ajudar muito a sua empresa na hora de contratar um profissional. Afinal, em momentos de urgência, permite que os processos seletivos contem com pessoas mais capacitadas.

Além do mais, o banco de talentos proporciona rapidez, qualidade e otimização do tempo, que são os principais fatores que auxiliam a área de Recursos Humanos na hora de realizar o recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Em vista disso, para ter um bom banco de talentos, é importante, primeiramente, ter o recrutamento estruturado.

A Ravick Recursos Humanos tem orgulho de atuar como uma empresa de recrutamento e seleção. Encontramos colaboradores que se encaixem perfeitamente no perfil do seu negócio. Quer modernizar a seleção da sua empresa? Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu