Levantamento das necessidades de treinamento (LNT): como fazer?

Levantamento das necessidades de treinamento (LNT): como fazer?

O levantamento das necessidades de treinamento, como o próprio nome já diz, tem por objetivo identificar o nível atual de competências, habilidades ou conhecimento de indivíduos em uma ou mais áreas de uma empresa e compara esse nível de competência com o patamar necessário para sua posição dentro da organização.

Ao invés de generalizar, assumindo que todos os funcionários precisam de treinamentos ou que todos eles precisam de um mesmo treinamento, a gestão do conhecimento pode tomar decisões sobre as melhores maneiras de abordar lacunas de competência entre indivíduos, categorias de emprego específicas ou grupos e equipes.

Os levantamentos podem ser realizados a qualquer momento. Muitas vezes são feitos nas seguintes situações:

  • Revisão de aptidão após a contratação.
  • Durante o período de revisão do desempenho do colaborador e/ou área e setor.
  • Sinais de melhoria de desempenho do colaborador e/ou área e setor.
  • Para planos de desenvolvimento de carreira
  • Planejamento de sucessão
  • Quando as transformações em uma organização envolvem mudanças na quantidade de colaboradores

A NBR ISO 10.015, Gestão de qualidade – Diretrizes para treinamento, aponta que o levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento de competências tem influência de fatores internos e externos ao seu negócio. Incluindo até mudanças no mercado, inovações, tecnologias, demanda de clientes e outras partes interessadas.

A investigação das necessidades das pessoas e da organização nem sempre é uma missão fácil e didática. Por isso separamos alguns métodos e indicadores, recomendados por instituições e profissionais especialista em gestão de pessoas, para você entender melhor a prática e usá-la de maneira otimizada e funcional.

Métodos de prática do levantamento das necessidades de treinamento (LNT)

O treinamento é realizado antes do diagnóstico de levantamento de problemas e necessidades organizacionais.

É importantes que sejam definidos os objetivos estratégicos e métodos que serão utilizados no levantamento das necessidades de treinamento (LNT).

Pois, antes das ações de treinamento, existem métodos e técnicas diferentes para identificar o que os colaboradores precisam aprender e quais habilidades devem desenvolver.

  • Método 01: Identificar a necessidade do negócio para o LNT

Um levantamento das necessidades de treinamento é o primeiro passo para o sucesso de um sistema programas de capacitação.

Não adianta sua empresa investir em uma avaliação de desempenho, se não for feito um bom levantamento, pelo recursos humanos e/ou áreas de t&d, dos treinamentos que precisam ser realizados.

A realização desta análise dos conhecimentos técnicos permite que uma organização concentre seus planos de treinamento com foco para que os funcionários realizem com sucesso os objetivos da organização.

Dessa forma o orçamento disponibilizado para treinamento precisa desenvolver a motivação dos funcionários contribuindo para sua carreira.

A pessoa ou empresa que realiza o levantamento das necessidades de treinamento deve entender claramente a organização como um todo.

Nesse sentido é necessário ter conhecimentos, habilidades e atitudes sobre as metas e prioridades dos departamentos da empresa.

Para que possa avaliar adequadamente as opções que a área de treinamento e desenvolvimento tem para o sucesso geral dos colaboradores, as unidades de negócios e da organização.

  • Método 02: Realizar uma análise de GAPs

A prática de análise das lacunas (GAPs) envolve a avaliação da situação de desempenho e desenvolvimento dos colaboradores e/ou área de uma empresa e compara esses dados com o nível/meta desejados.

O caminho entre o estado presente e o estado desejado é o GAP que precisa ser percorrido.

Existem diferentes métodos para realizar uma análise de GAPs e aqui vai alguns exemplos:

Registros de recursos humanos;

Os registros de RH podem incluir relatórios de acidentes e segurança, descrições de cargos, competências de trabalho, registros de atendimento, limitações de reclamações, entrevistas de saída, uma avaliação de desempenho e outros dados da empresa, como registros de produção, vendas e custos.

Entrevistas individuais;

Entrevistas individuais podem ser realizadas com funcionários, supervisores, gerentes e até mesmo clientes ou fornecedores externos. Por exemplo, com o treinamento de segurança, seria importante conversar com os funcionários que não só se envolveram com os acidentes mas que também os testemunharam.

Grupos focais;

Ao contrário das entrevistas individuais, o uso de grupos focais envolve simultaneamente questionar uma série de indivíduos sobre as necessidades de treinamento. Os melhores resultados ocorrerão com um departamento ou grupo de funcionários que possuem necessidades de treinamento similares.

Pesquisas, questionários e autoavaliações.

Os exames geralmente usam um formato padronizado e podem ser por escrito, eletrônicos ou por telefone. Dependendo da situação, pode ser útil realizar pesquisas com funcionários e clientes.

Indicadores para um levantamento das necessidades de treinamento (LNT)

O uso de indicadores no levantamento das necessidades de treinamento (LNT) pode facilitar o trabalho do RH. Pois, servem para identificar quando será preciso treinar a equipe de trabalho.

Os indicadores nada mais são que situações que indicam necessidades futuras de treinamento ou situações-problema do cotidiano, causadas por um treinamento não realizado no momento certo.

Os indicadores a priori são eventos que provocam necessidades futuras de treinamentos. Confira alguns exemplos de indicadores conforme cada caso:

  • Expansão da empresa e admissões;
  • Modernização de equipamentos;
  • Novos métodos ou processos de trabalho;
  • Redução do número de empregados;
  • Comercialização de novos produtos ou serviços.

Já os indicadores a posteriori são os eventos que ocorrem pela falta do treinamento não realizado em uma etapa anterior. Exemplos:

  • Baixa produtividade;
  • Baixa na qualidade dos produtos e serviços;
  • Retrabalho e desperdícios;
  • Mal atendimento ao cliente;
  • Relações deficientes entre o pessoal.

Realizar um levantamento das necessidades de treinamento (LNT) é tão importante quanto efetuar o próprio treinamento. Se ainda não o fez, considere terceirizá-lo. Na Ravick oferecemos o serviço de LNT. Solicite um orçamento!

solicite um orçamento e tenha um horário flexível de trabalho - levantamento das necessidades de treinamento

Deixe uma resposta

Fechar Menu