Quando uma empresa abre um processo seletivo, é fundamental que os gestores tenham em mente a qualidade dos profissionais aspirantes à vaga em termos de conhecimento e competência. No entanto, só os aspectos técnicos não bastam: é necessário avaliar o fit cultural do candidato aos valores e objetivos da organização.
Um dos principais fatores que influenciam o desempenho das equipes é a cultura organizacional. Ela deve ser utilizada como referência na hora de decidir quais candidatos devem integrar o time.
O fit cultural, portanto, diz respeito a habilidade de selecionar o profissional que se apresente como o melhor “encaixe” para a organização, ou seja, cujos valores são compatíveis com a cultura organizacional.
Dessa forma, um processo seletivo que leva em conta o fit cultural é a melhor alternativa para contratar o profissional certo para a vaga certa e, consequentemente, diminuir o turnover.
Neste artigo, vamos apresentar o conceito de fit cultural e como aplicá-lo aos processos de recrutamento e seleção. Confira!
O que é fit cultural?
“Fit” é um termo em inglês que, quando utilizado como verbo, seria equivalente a “servir”. O sentido, nesse caso, se refere a algo que se encaixa bem em uma determinada situação – como uma calça jeans ou um sapato que é exatamente o seu número!
Levando em conta essa perspectiva, fit cultural é um termo para o profissional que se encaixa bem ou é compatível com a cultura organizacional da empresa.
Por conceito, o fit cultural é o alinhamento entre os valores do candidato aos da empresa no qual ele deseja uma vaga.
Essa visão é muito utilizada pelos departamentos de RH e/ou pelas empresas que conduzem os processos seletivos, como critério eliminatório.
Dessa forma, não ter o fit cultural para trabalhar em uma empresa, portanto, pode ser um dos fatores pelos quais não se é contratado.
É indispensável que um candidato conheça os valores e a rotina da empresa antes de ir para a entrevista.
Tipos de fit cultural
Existem dois principais tipos de fit cultural que devem ser levados em consideração para contratar as pessoas certas para a sua empresa: o fit pessoa-organização (P-O fit) e o person-job fit (P-J fit), que poderia ser traduzido como pessoa-cargo fit.
P-O fit
O P-O fit consiste na compatibilidade entre um conjunto de valores da empresa, sobretudo ligados a carreira e ao ambiente de trabalho, e a cultura organizacional da empresa.
Se a pessoa possui valores semelhantes aos da organização, seu sentimento de pertencimento à organização será facilmente despertado e, consequentemente, maior será a sua motivação com o trabalho.
Vale ressaltar que a cultura é um efeito no nível de grupo, e não individual. Entretanto, um grupo coeso funciona melhor e produz mais, e para isso precisa estar alinhado.
Dessa forma, apesar do P-O fit não explicar tão bem a performance individual, sem dúvida ele possui um grande impacto na performance organizacional.
P-J fit
O P-J fit diz respeito ao grau de congruência entre as habilidades e a personalidade da pessoa e a função a qual ela vai desempenhar.
Esse tipo de fit é a chave para a maximização do potencial das pessoas e possui uma ligação mais forte com a performance na tarefa de fato.
Muitas vezes, as pessoas acabam sendo mal alocadas e o seu potencial não é maximizado. A alocação ideal, de acordo com as habilidades e o perfil do cargo deveria ser uma função do RH central.
Por que o fit cultural é tão importante para diminuir o turnover?
Um colaborador alinhado com a cultura organizacional a empresa é capaz de adaptar facilmente ao ambiente de trabalho e obter uma performance mais satisfatória.
Em contrapartida, profissionais que não se encaixam no ambiente de trabalho possuem maior tendência a se sentirem desmotivados e deixarem o emprego.
Dessa forma, a ausência de fit cultural aumenta o turnover – o que gera custos elevados e prejudica a performance da equipe.
O principal benefício do fit cultural é acusar possíveis desalinhamento de expectativas e necessidades da empresa com o comportamento do profissional.
Aplicar o fit cultural ao processo seletivo da sua empresa apresenta uma série de vantagens, como:
- Economia nos processos de contratação e demissão;
- Redução do turnover;
- Formação de equipe de trabalho mais madura e coesa, com profissionais mais bem escolhidos e com mais tempo na casa;
- Profissionais e gerentes mais satisfeitos com pensamentos e atitudes mais alinhadas;
- Clima organizacional saudável e positivo, que se reflete diretamente na qualidade dos processos e da produção da empresa;
- Crescimento mútuo entre profissional e empresa, já que ambos caminham na mesma direção, buscando os mesmos objetivos.
Como desenvolver o fit cultural na sua empresa?
Para escolher o candidato que se encaixa com a vaga, é preciso, antes de tudo, entender o que a empresa deseja.
Para desenvolver o fit cultural ideal é essencial que a empresa tenha um culture code – código da cultura organizacional – no qual devem estar descritas as principais diretrizes de forma clara e objetiva.
Mas como construir um culture code?
Uma boa alternativa para construir um culture code é elencar palavras, expressões e frases que definam os principais valores da sua empresa.
Essas condutas devem ser acessíveis por todos e divulgadas publicamente, servindo como uma forma de fortalecer sua marca diante dos profissionais e do público.
O culture code serve tanto para introduzir os trabalhadores novatos na cultura organizacional da empresa quanto para lembrá-los ao longo do tempo quais são as diretrizes a serem preservadas.
A partir da elaboração desse documento é possível escolher candidatos que melhor se encaixam neste código.
Como aplicar o fit cultural em entrevistas de emprego?
Qual profissional de RH nunca passou pela experiência de chamar um candidato para uma entrevista e, ao desenrolar, sentiu que não estava conversando com a pessoa certa?
É claro que o feeling de gestão de pessoas é fundamental para o recrutamento, no entanto, há alguns aspectos práticos para a aplicar o fit cultural na seleção.
Entrevista Comportamental
A entrevista comportamental é uma boa estratégia de aplicação do fit cultural, pois são feitas perguntas sobre como o candidato lidou com diferentes situações que já enfrentou no passado.
Essa abordagem ajuda o colaborador a observar se o comportamento real do candidato é compatível com a cultura da empresa.
O comportamento é resultado direto da cultura, uma externalização dos elementos mais intrínsecos ao indivíduo e às organizações.
Dinâmicas
As dinâmicas são a oportunidade perfeita para criar uma situação para observar o comportamento e o fit cultural ali mesmo.
No entanto, para que o processo de recrutamento e seleção seja bem-sucedido, não adianta criar qualquer dinâmica aleatoriamente.
É fundamental que a atividade seja alinhada a algum comportamento que você julga altamente importante para a contratação.
Avaliação do histórico
A avaliação de histórico permite identificar sinais de que o candidato haverá um fit cultural ou não.
Isso porque algumas empresas compartilham valores na cultura organizacional. Logo, se um candidato já trabalhou e se deu bem em um negócio com valores semelhantes ao da empresa contratante, provavelmente ele não terá problemas para se encaixar no seu ambiente de trabalho.
A situação oposta também é válida! Se um candidato trabalhou em uma empresa com uma cultura contrária à sua, talvez ele não consiga se adaptar ao novo ambiente.
O fit cultural é um conceito fundamental otimizar e enriquecer o processo de seleção nas empresas, mas não para enrijecê-lo.
Por isso, também dê tempo ao tempo e não elimine o candidato por apenas um quesito incompatível com o culture code, como idade ou uma má experiência isolada na sua trajetória. Tenha foco nos valores!
Agora que você já sabe o que é fit cultural e como esse conceito beneficia a retenção de talentos, não deixe de aplicá-lo ao seu processo seletivo. Nós oferecemos serviço de Recrutamento e Seleção alinhado às necessidades da sua empresa. Solicite um orçamento!