6 dicas para construir um culture code no seu negócio

6 dicas para construir um culture code no seu negócio

Para entender melhor que o é um culture code, termo que designa um documento que estabelece as práticas, os princípios e os comportamentos que guiam as atuações dos colaboradores e ajudam na construção da imagem da organização, é preciso entender que as empresas possuem uma identidade a zelar frente aos colaboradores e clientes.

Frente aos clientes, o código cultura empresarial funciona como um cartão de visitas, pois o  mesmo entrega algumas informações e ideais que serão entregues junto ao trabalho prestado.

Isso ajuda na prospecção de clientes alinhados à forma e estilo de atividades dos negócios.

Já para os colaboradores, o culture code, é uma ação que entende que os novos talentos buscam autonomia e não trabalham bem com a ideia de autoridade vertical.

Então, a predileção por equipes que agregam valor para suas vidas através do sucesso pessoal e profissional, fez com que o culture code fosse um ponto fundamental para retenção e atração de novos colaboradores.

Agora que você entende a importância da identidade uma organização (culture code) e como ela funciona, está na hora entender como criar e estabelecer uma. Vamos lá?

Culture code: o que estamos fazendo?

A empresa precisa demonstrar claramente o seu norte e o seu foco de trabalho. Afinal, quanto mais alinhado e coeso o time estiver a missão da empresa melhor serão os resultados de trabalho.

Perguntas básicas e essenciais devem ser feitas: a empresa que salvar vidas? Quer conectar pessoas?

Culture code: por que estamos fazendo?

É de extrema importância entender o que move o negócio. Por exemplo: quais são as dores que a empresa busca curar.

A essência das empreitadas e o porquê ela traçou esse caminho. Esse conhecimentos e autoconhecimentos ajudam diretamente no engajamento e dão sentido ao trabalho de toda a equipe.

Culture code: no que acreditamos?

As crenças e os valores da empresa são pontos importantes para quem quer fazer parte dela.

Neste ponto o uso de métodos didáticos e até mesmo ilustrativos são muito importantes. Pois ajudam a concretizar a visão e a identidade da mesma.

Culture code: quem queremos que se junte a nós?

Uma das partes mais importantes de culture code é a definição do perfil profissional que a empresa busca e quer manter.

Em um contexto de cultura ágil, a empresa age de diferentes maneiras em busca de estabilidade de cargos. Para fugir de um cenário em que o colaborador se desmotiva a longo prazo.

Então, alguém que procure uma empresa que ofereça desafios irá se identificar rapidamente e desejar se juntar a empresa.

Culture code: de que forma traremos eles?

Um dos principais pontos de atração de novos talentos para uma empresa são as suas vantagens e diferenciais. Essas características não são, necessariamente, benefícios financeiros ou vale-transporte.

Mas, é estratégico destacar o ambiente de trabalho, a forma de desenvolvimento de atividades e obstáculos e tudo mais que for um diferencial.

Culture code: com o que o sucesso de parece?

Por fim, é importante ressaltar com o que o sucesso se parece para a empresa. Há exemplos de organizações cuja a definição de sucesso é transportar pessoas com segurança, outras é reduzir o custo dos seus clientes. Outras é ser a maior do mundo em seu segmento.

Inspire-se nessas dicas e comece compartilhar na sua empresa a importância do culture code, que cumpra seu propósito. Certamente, será uma ação que lhe trará muitos frutos e avanços.

Criar um culture code é um dos maiores desafios das empresas. Mas maior ainda é a necessidade de mantê-lo atualizado e funcional. Se ainda não o fez, considere terceirizá-lo. Na Ravick oferecemos o serviço de elaboração culture code. Solicite um orçamento já!

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