7 práticas de gestão de equipes essenciais para líderes e empresas

7 práticas de gestão de equipes essenciais para líderes e empresas

A gestão de equipes, no passado considerada uma responsabilidade restrita ao RH, tornou-se uma missão das lideranças das empresas.

As pessoas são o principal agente para o alcance da estratégia de uma empresa. Logo, mantê-las motivadas e engajadas com o negócio, bem como extrair o melhor delas em suas funções, é fundamental para reduzir o turnover.

Sendo assim, a gestão de equipes está diretamente relacionada ao estímulo à satisfação com o trabalho. Este, por sua vez, é um problema recorrente nas empresas.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva revela que 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seu emprego. Isto significa que 18,7 milhões de pessoas trocariam de lugar na busca de mais alegria no trabalho.

Isso se deve, muitas vezes, à incompatibilidade do perfil profissional com as funções desempenhadas, bem como a ausência de propósito e motivação. A solução para este problema? Investir em boas práticas de gestão de equipes.

Para isso, os líderes de cada área devem ser os protagonistas do processo. Pois, a eles cabe a definição do que desejam e precisam para desenvolver bem o seu grupo.

Ao RH, por sua vez, compete apoiar os gestores nesse caminho para que o resultado final seja um sucesso.

Neste artigo, explicamos o que é a gestão de equipes e como promovê-la 7 passos. Continue a leitura e mãos à obra!

O que é gestão de equipes?

Antes de explicar como implementar a gestão de equipes no seu negócio, é necessário entender o conceito.

A gestão de equipes sugere extrair, mesmo que de um número pequeno de funcionários, o melhor resultado possível.

Assim sendo, é necessário auxiliar esse rendimento, mantendo a motivação e o engajamento. Esses aspectos são verdadeiros motores para resultados.

Dessa forma, a gestão de equipes entra para garantir o alinhamento de esforço aos objetivos da atividade e monitorar o rendimento, ajudando a aumentá-lo e tendo em mente que tudo influenciará, inclusive o ambiente e os recursos.

Logo, ter uma equipe entusiasmada e comprometida é essencial! Para se ter uma ideia, para mais da metade dos 136.381 funcionários que responderam à pesquisa da VOCÊ S/A, da Revista Exame, um excelente lugar para trabalhar é aquele onde eles sentem satisfação e motivação pelo trabalho que realizam.

E, de acordo com um estudo da University of Central Lancashire, do Reino Unido, a desmotivação prejudica também os negócios, já que 80% dos funcionários entediados costumam se desconcentrar facilmente e 50% cometem erros com frequência.

Deste modo, fazer a gestão de equipes não só extrai o melhor dos profissionais, mas os estimulam a fazer mais e melhor.

Com isso, as chances de os clientes da empresa voltarem são maiores, pois saberão que ali encontrarão um serviço de qualidade.

Como promover a gestão de equipes em 7 práticas fundamentais

Entendido o conceito, saiba que o caminho para gerenciar equipes é longo e exige muita disciplina e sensibilidade.

Para isso, também é necessário conhecer as melhores maneiras de aplicar essa estratégia na sua empresa.

Conheça, portanto, 7 práticas de gestão de equipes fundamentais para lideranças e empresas.

1. Seja um bom líder

Um bom líder é aquele que motiva, conduz, ensina e aprende junto com a equipe.

Assim sendo, uma liderança competente conquista o respeito da equipe por meio de decisões tomadas com participação de todos do grupo.

O líder, ainda, deve reconhecer seus pontos fracos e lutar para melhorá-los. Deve, também, ser democrático e oferecer oportunidade de desenvolvimento aos colaboradores.

É importante perceber também que tipo de líder a equipe precisa naquele momento.

Se o grupo está sensibilizado por causa de uma relação desgastada com o líder anterior ou baqueado em relação à falha em um projeto, é necessário ter um líder capaz de fortalecer a confiança e reforçar seus valores como equipe.

2. Veja se o perfil de um profissional é compatível com a vaga

Saber formar uma boa equipe é o primeiro passo para gerenciá-la bem. Desde o início, os integrantes de um time precisam demonstrar interesse e adaptação às suas funções, bem como à cultura da empresa.

Aspectos técnicos como formação e experiência são importantes, claro. Entretanto, as características comportamentais também podem determinar o sucesso ou fracasso de uma pessoa em um cargo.

Dessa forma, a análise de perfil comportamental é fundamental nesse processo, para fazer bons encaixes e, consequentemente, com que o colaborador realmente tenha sucesso ocupando uma determinada vaga.

É possível exigir, também, que a gestão de equipes comece na contratação, a partir da identificação do fit cultural.

O fit cultural diz respeito a habilidade de selecionar o profissional que se apresente como o melhor “encaixe” para a organização, ou seja, cujos valores são compatíveis com a cultura organizacional.

3. Promova treinamento constantemente

Os treinamentos são fundamentais para capacitar a equipe, a fim de amplificar seus resultados.

Uma equipe que não está capacitada o suficiente para desenvolver suas funções, não terá resultados expressivos e, consequentemente, irá se sentir frustrada e desmotivada.

Sendo assim, é importante também que o gestor saiba identificar as necessidades de treinamento do grupo para que possa indicar os principais cursos e ferramentas para saná-las.

Além do mais, quando o líder consegue dimensionar bem quais são as necessidades de cada membro do time, o RH consegue selecionar os melhores cursos para atender à demanda.

O mesmo vale com a intensidade necessária para cada curso. Algumas questões podem ser resolvidas com um treino de curta duração e conteúdo menos aprofundado. Outras já exigem uma formação mais ampla, com carga horária mais robusta e mais tempo de dedicação.

4. Faça ações de motivação e engajamento

Seus funcionários devem estar motivados para atender às demandas com agilidade e cooperar com todas as iniciativas.

Dessa maneira, a análise comportamental também é muito útil para promover ações de motivação.

Com o mapa das habilidades comportamentais, é possível identificar o que pode ser o gatilho para cada colaborador.

Por exemplo, se um funcionário tem um comportamento mais centrado na maneira operacional e não social, é importante oferecer a ele condições estruturais plenas de desenvolver seu trabalho e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades de comunicação.

Além do mais, é importante criar mecanismos que façam com que o clima do setor fique mais leve e descontraído em épocas de grande tensão.

Para isso, busque criar momentos de convivência, como tarde cultural no escritório ou até mesmo promover um dia de brainstorming em um parque da cidade, com um piquenique.

5. Compartilhe objetivos e valores

Ninguém consegue produzir adequadamente se trabalhar “no escuro”. Portanto, para ter uma equipe de alta performance, é necessário compartilhar objetivos e valores da empresa com a sua equipe.

Assim, todos ficam por dentro daquilo que é importante para a empresa e de que maneira estão contribuindo para o alcance da estratégia.

Mostre à equipe quais são as metas para determinado período, os prazos que precisam ser fielmente seguidos nas entregas e os valores que você prioriza no atendimento.

Em seguida, você pode criar meios de avaliar a satisfação dos clientes, para medir e adequar o esforço.

Afinal, a única forma de saber se a gestão de equipes está fazendo o time atingir os objetivos almejados é analisando as métricas certas.

6. Priorize o diálogo e dê estímulos à criatividade

A gestão de equipes precisa oferecer aos funcionários o espaço adequado para que possam se expressar.

Funcionários que sentem abertura para conversar com seus superiores podem passar informações valiosas sobre os processos e, também, a percepção do público – reclamações, pedidos e sugestões – no caso da equipe de vendas.

É possível estimular a participação oferecendo, inclusive, alguns benefícios, como comissão na venda de produtos à parte (usados no atendimento ao cliente) ou mesmo bonificações e novos cursos.

7. Faça bom uso do endomarketing e da comunicação interna

Muitas empresas se preocupam com seus clientes externos e deixam a satisfação do público interno em último plano.

Mas é importante ter em mente que os colaboradores são os primeiros a defender ou a detratar a empresa em uma situação de conflito.

Portanto, usar o endomarketing para fortalecer o relacionamento com o público interno é determinante para o sucesso da organização.

Ter uma comunicação adequada e integrada é fundamental no processo de endomarketing.

É preciso observar como a empresa está se comunicando com seus funcionários, que tom está sendo usado. Uma fala imperativa pode intimidar o colaborador e até causar bloqueio nos relacionamentos.

Gostou de saber mais sobre gestão de equipes? Essa estratégia é um caminho promissor para qualquer área. Pois assim, funcionários satisfeitos produzem mais e melhor em todos os mercados.

Lembre-se que a gestão de equipes deve ser uma preocupação constante para você, já que todos os dias podem surgir demandas que necessitam da atenção dos líderes e gestores.

Negligenciar esse aspecto da sua empresa pode ser muito prejudicial, já que são os colaboradores os principais responsáveis por garantir a qualidade das entregas.

Como você pôde perceber uma gestão de equipes eficaz começa já no recrutamento e seleção. Para isso, você precisa de uma equipe capaz de recrutar talentos adequados à cultura da sua empresa. Nós podemos fazer isso por você! Solicite um orçamento para o nosso serviço de Recrutamento e Seleção!

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