O que é headhunter e como se tornar esse profissional de seleção?

O que é headhunter e como se tornar esse profissional de seleção?

O que é headhunter? Essa função é reflexo do movimento de evolução intensa do mundo empresarial que vem ocorrendo nos últimos tempos. Algo que comprova isso é o fato de que as organizações vêm cada vez mais, tomando uma atuação mais estratégica e de apoio às suas áreas internas.

O aperfeiçoamento constante ressignificou o processo seletivo de novos colaboradores. Essa seleção ganhou ares de caçada, ou melhor, hunting. Continue a leitura do nosso blog para ter maior entendimento da função e como ser um bom profissional da área.

O que é headhunter?

Os profissionais que vêm se atualizando de acordo com essa tendência são denominados headhunter, tradução literal da palavra é “caçador de cabeças”. No mundo dos recursos humanos ele se tornou o Caçador de Talentos.

O headhunter tem como característica principal identificar profissionais capacitados, respeitando as questões técnicas e comportamentais, que vão de encontro com as necessidades de uma instituição.

Ele também é um intermediário entre o cliente (empresa contratante) e o candidato ao emprego. As suas responsabilidades passam por identificar no mercado os melhores candidatos, analisar criteriosamente o perfil desses profissionais e selecionar o mais apto.

Se interessou? Podemos te ajudar a se aprofundar no mundo da caça de cabeças.

Como se tornar um headhunter?

Para ser um bom headhunter, primeiramente, é entender que não é preciso ter uma formação ligada à área de RH.

É comum ver profissionais que deixam suas áreas primárias de trabalho, como por exemplo: engenheiros, contadores, economistas e advogados.

O ideal para a função é ter uma bagagem técnica na área de atuação, facilidade de comunicação, em suas redes sociais e profissionais e foco em resultado.

Em relação aos aspectos comportamentais, costuma se dar bem no mercado de trabalho e na carreira de headhunter quem tem muita energia, dinamismo, persistência, comprometimento e habilidade de entender o outro.

Dentro dos propósitos desse profissional, é fundamental ter um principal:  melhorar a vida das pessoas.

Oferecendo a elas oportunidades de emprego que tenham sinergia com suas potencialidades e desejos, e atender de forma assertiva as necessidades das empresas contratantes.

Separamos outros pontos importantes para você entender melhor o que é headhunter e o que ele faz e como um perfil profissional ideal deve ser. Continue a leitura!

Guia: passo a passo para ser um bom headhunter.

  • Possuir autoconfiança e transmitir isso.
  • Possuir espírito de liderança e colocá-lo em prática.
  • Possuir um instinto empreendedor, com visão macro dos negócios da empresa de atuação, e ter atitudes próximas de um detetive.
  • Saber ouvir verdadeiramente para entender a real necessidade da empresa.
  • Possuir um perfil de entusiasmo e persistência.
  • Possuir boa comunicação verbal, em busca de uma boa rede de relacionamentos, e escrita.
  • Ser resistente à frustração, saber tirar proveito de feedbacks negativos.
  • Comprometimento com sua escolha, acompanhar o desenvolvimento do candidato na empresa.
  • Trabalhar bem com a cooperação entre um ou um grupo de colaboradores.

A procura por perfis profissionais que abrangem o fit cultural da sua empresa é extremamente essencial no atual cenário do mercado. Se ainda não tem, considere terceirizá-la. Na Ravick oferecemos o serviço de headhunter. Solicite um orçamento!

solicite um orçamento e tenha um horário flexível de trabalho

Deixe uma resposta

Fechar Menu