8 vantagens de contratar uma empresa de recrutamento e seleção

8 vantagens de contratar uma empresa de recrutamento e seleção

Um dos maiores desafios das organizações é contratar profissionais alinhados com a cultura organizacional da empresa. Muitas vezes, a seleção até é feita, mas por falhas nos processos internos, o talento não é retido na empresa. Dessa forma, para tornar o processo seletivo mais eficiente, é possível terceirizá-lo, contratando uma empresa de recrutamento e seleção.

Quando contratada, uma empresa de recrutamento e seleção assume a responsabilidade pela triagem de currículos, entrevistas e aprovações repassando as avaliações de acordo com a qualificação do candidato.

Além disso, a contratada propõe e formula soluções a problemas ou promove a melhoria de processos relativos ao recrutamento.

Dessa forma, é possível afirmar que a terceirização do serviço de recrutamento e seleção faz com que a sua empresa economize tempo e garanta a prospecção de candidatos com o fit cultural certo.

Em suma, são muitas as vantagens de contratar uma empresa de recrutamento e seleção. Neste artigo, separamos oito delas para convencê-lo a buscar essa solução. Confira!

1. Correção de problemas

Ao contratar uma empresa de recrutamento e seleção, ela será capaz de avaliar a qualidade dos processos internos do Departamento de RH, principalmente ligados à atração de talentos, e a sua interação com os demais setores da organização.

Terceirizar o processo seletivo não trata-se apenas de contratar recrutadores, mas também de obter uma visão holística da sua empresa.

A consultoria identifica falhas, que muitas vezes passam despercebidas pelos gestores. Dessa forma, ela consegue propor soluções assertivas e aperfeiçoar o trabalho.

2. Atração e retenção de talentos

O capital humano é o maior valor da empresa, afinal, são as pessoas que articulam processos, fazem a produção acontecer e alcançam as metas.

No entanto, de nada adianta ter um quadro de funcionários que não tem identificação com os valores organizacionais.

Por isso, é necessário que a empresa consiga recrutar os melhores profissionais do mercado, capazes de impulsionar o negócio.

A empresa de recrutamento e seleção tem um papel fundamental na construção da marca empregadora (employer branding) de uma empresa, já que devem implementar medidas para atrair, selecionar e manter os melhores talentos em seu quadro.

Por meio da contratação, o gestor consegue encontrar profissionais alinhados com a cultura organizacional do negócio.

3. Eficiência e agilidade de processos

A consultoria de uma empresa de recrutamento e seleção pode ser extremamente útil para que os gestores aprendam a gerenciar melhor as etapas de seleção.

Com maior expertise, os recrutadores conseguem simplificar os processos, reduzindo o tempo gasto na execução de tarefas.

Dessa forma, com o recrutamento em outras mãos, a equipe de RH consegue dedicar mais tempo para desenvolver uma gestão estratégica.

4. Desenvolvimento de novas estratégias

Para um gestor, que precisa também desenvolver atividades burocráticas, é extremamente complicado acompanhar as tendências e inovações em seleção do mercado.

Por isso, é interessante contar com o apoio de uma consultoria para criar novas estratégias de seleção e adotar métodos de avaliação de resultados.

Uma empresa de recrutamento e seleção também pode auxiliar no desenvolvimento de um plano de carreira moderno e mais atrativo, que motive e estimule os novos colaboradores, qualificando sua gestão.

5. Implementação de novas tecnologias

A empresa de recrutamento e seleção consegue identificar quais são os processos podem ser terceirizados ou sistematizados.

Com a utilização de ferramentas e softwares para fazer triagem de currículos e implementar testes de perfis profissionais, por exemplo, reduz-se a probabilidade de falhas e confere mais eficiência às empresas que ainda realizam tarefas importantes por meio de planilhas.

6. Adequabilidade à legislação

O Brasil possui uma legislação ampla e burocrática e é preciso conhecer bem as regras para evitar problemas.

Dessa forma, a contratação de uma empresa de recrutamento e seleção é essencial para orientar sua equipe de RH a respeito do processo de contratação sob a ótica da legislação trabalhista brasileira.

Dessa forma, esse investimento auxilia no processo de regularização das atividades da empresa, evitando sanções, multas e processos trabalhistas.

7. Uma empresa de recrutamento e seleção também faz auditorias

A empresa de recrutamento e seleção também faz uma auditoria interna dos processos de atração de talentos.

Isso garante que os gestores de RH tenham amplo controle da contratação da empresa, identificando problemas e criando estratégias de prevenção de possíveis irregularidades na admissão de funcionários.

8. Redução de custos

A contratação de uma empresa de recrutamento e seleção é um verdadeiro investimento para o desenvolvimento da empresa.

Embora muitos a enxerguem como um custo extra, ela serve para reorganizar os processos e oferece diferentes formas de redução de gastos na empresa, como:

  • Redução de multas e retrabalho;
  • otimização das atividades de recrutamento;
  • redução das taxas de turnover de colaboradores, uma vez que contrata-se profissionais realmente adequados à cultura da empresa;
  • e implantação de sistemas de gerenciamento.

Além disso, a terceirização do processo de recrutamento tem um valor fixado para a prestação de serviço, assim a empresa contratante não precisa arcar com gastos como hora extra dos consultores.

Como você pôde perceber, são muitas as vantagens de contratar uma empresa de recrutamento e seleção.

Afinal, há o pagamento de um valor fixo pela execução de uma prospecção de talentos moderna e eficiente, enquanto o RH fica menos atarefado para colocar em prática novos procedimentos de gestão de pessoas.

Mas, antes de contratar uma empresa de recrutamento e seleção, certifique-se da boa reputação e da idoneidade da empresa.

A Ravick Recursos Humanos tem orgulho de atuar como uma empresa de recrutamento e seleção, encontrando colaboradores que se encaixem perfeitamente no perfil do seu negócio. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu