7 indicadores de Recursos Humanos relevantes para a sua empresa

7 indicadores de Recursos Humanos relevantes para a sua empresa

Se as pessoas são peças-chave para conquistar metas organizacionais, medir seu desempenho e garantir a eficiência do setor de RH é fundamental. Logo, é indispensável que uma empresa tenha indicadores de Recursos Humanos bem definidos.

Muitas empresa já mensuram seus resultados pelos Indicadores Chave de Performance, os KPIs, do inglês Key Performance Indicator.

Os KPIs são fundamentais para uma gestão eficaz, pois possibilitam observar o desempenho de uma empresa em termos de produtividade, o crescimento e acompetitividade.

Capazes de identificar a conjuntura e a prosperidade dos setores, os indicadores visam avaliar e definir as próximas condutas da empresa, projetando ações e identificando os obstáculos, as ameaças e as tendências de trabalho.

Quando o assunto é o setor de RH, é normal pensarmos em questões sobre Clima Organizacional, satisfação com o trabalho e motivação – aspectos que, muitas vezes são subjetivos.

Entretanto, cada vez mais os números estão fazendo parte da gestão de RH das empresas, pois somente as métricas de RH conseguem medir objetivamente se o trabalho está sendo feito de forma eficiente.

Neste artigo, apresentamos 7 indicadores de Recursos Humanos que ajudam a monitorar o engajamento do time, a satisfação com o trabalho e a produtividade das equipes. Continue a leitura!

Por que utilizar métricas de RH nas empresas?

Os indicadores de RH são ferramentas que auxiliam os profissionais de uma empresa a mensurar, por meio de seus colaboradores, a eficácia dos processos, os programas e as metas da instituição.

As métricas de RH versam sobre atuais condições que atingem a empresa, além de apresentar instrumentos de análise para estas condições.

Hoje, são muitos os indicadores utilizados por profissionais de recursos humanos, tanto para agilizar a tomada de decisões, quanto para facilitar o dia a dia.

Saber lidar com o valioso capital humano de uma organização é vital para que as metas organizacionais sejam conquistadas. Entretanto, as variações dos indicadores ocorrem de acordo com o número de colaboradores, as unidades da empresa, complexidade das operações, entre outros fatores.

7 indicadores de Recursos Humanos para medir hoje mesmo

Compreendida a relevância dos indicadores de Recursos Humanos, listamos 7 das métricas mais importantes para ser aplicada no setor. Confira!

1. Índice de Turnover

Nos últimos anos, a rotatividade de pessoal nas empresas brasileiras cresceu em 82%. Logo, a retenção de talentos é uma medida fundamental para as empresas manterem alta produtividade e garantirem seu diferencial competitivo.

O índice de turnover é uma métrica indispensável para evitar a saída de mão de obra qualificada. Indica a quantidade de colaboradores que saem e que entram na empresa, durante um determinado período.

O indicador pode identificar, entre outros fatores, uma baixa atratividade da empresa em relação à concorrência, por exemplo.

Esse indicador poderá analisar também a assertividade nos processos de recrutamento e seleção, a fim de diminuir a taxa de rotatividade e os custos com rescisões ou novas seleções.

Para calcular, basta combinar:

Nº de admissões no mês + nº de demissões no mês. este valor divide-se por 2 e seu resultado é dividido pelo nº de funcionários do mês anterior. Por fim, multiplicamos por 100 para encontrarmos o valor em percentil.

2. Taxa de Absenteísmo

Considerado um dos mais importantes indicadores de Recursos Humanos, o absenteísmo mede as taxas de ausência dos colaboradores e verifica reais motivos das faltas ou atrasos.

O absenteísmo pode estar ligado às condições de trabalho, como a qualidade do espaço oferecida pela empresa, ou ainda a problemas de relacionamento, como conflitos com colegas, gestores e até mesmo dificuldades financeiras.

Matematicamente, o absenteísmo é a relação do grau de ausência ao trabalho versus horas trabalhadas (total de horas trabalhadas no fechamento da folha de pagamento).

[HP / (HT + HP)] x 100

H.P. = Horas perdidas

H.T. = Horas trabalhadas

3. Tempo médio de empresa

Ligado à taxa de rotatividade, à atratividade e à capacidade de retenção, esse indicador de Recursos Humanos demonstra o tempo médio de permanência do colaborador na empresa, tendo como base o número total de colaboradores.

Para a análise é preciso incluir idade, estado civil, escolaridade e progressão na empresa.

Segundo o IBGE, o tempo médio de permanência do brasileiro no seu emprego atingiu um patamar recorde de 161,2 semanas (ou pouco mais de três anos).

Caso essa métrica de RH revele valores baixíssimos, é fundamental investir em políticas de retenção de talentos bem como em uma gestão de benefícios eficiente.

4. Custos de rotatividade

O custo de rotatividade é um indicador de Recursos Humanos que mede o quanto a alta taxa de turnover é capaz de custar a uma empresa.

Os custos de rotatividade são definidos em dois níveis: primários e terciários.

Os custos primários são aqueles diretamente relacionados com a demissão do colaborador. Por exemplo, as despesas de desligamento e a seleção de um novo funcionário, despesas com treinamento e integração, custo do tempo das pessoas envolvidas no RH, além dos custos legais referente ao desligamento do colaborador.

Os custos secundários envolvem aspectos intangíveis, como por exemplo, as perdas na produção, enquanto um empregado novo não substituir aquele desligado, produção menor até o novo empregado adequar-se e a influência perante aos outros funcionários.

Para esse indicador é preciso inserir todas as despesas de pagamento das rescisões contratuais, somando as multas e os tributos. Também é preciso somar os gastos com a reposição do profissional desligado, além do investimento de treinamentos e qualificações.

5. Investimento em Treinamentos e ROI em Treinamentos

Treinar a equipe é fundamental para garantir a qualidade da produção e criar um time competitivo diante de um mercado cada vez mais concorrido.

Só em 2015, o volume de horas de treinamento por colaborador nas empresas brasileiras foi 33% superior ao registrado no ano anterior, passando de 16,6 horas para 22 horas, em média.

Dessa forma, é evidente que as empresas estão buscando investir na capacitação para elevar a eficiência das equipes e, consequentemente, atingir suas metas mercadológicas.

O investimento em treinamento é capaz de medir a produtividade das equipes que recebem capacitação.

Esse indicador de Recursos Humanos está relacionado com a performance dos colaboradores, pois sabemos que a experiência e a criatividade são fatores necessários para o crescimento de todos.

Para medir o investimento em treinamentos por pessoa na empresa, é necessário fazer a relação do valor gasto com treinamento pelo número de funcionários na empresa, considerando treinamento externo e interno, incluindo despesas de viagens.

valor mensal gasto com treinamentos / nº de funcionários

Em contrapartida, o ROI em Treinamentos (retorno sobre investimento) compara os valores gastos em capacitações e melhorias resultantes dos processos e das rotinas de trabalho.

Essa métrica de RH pode mensurar a colaboração dos treinamentos para a redução de problemas, falhas e acidentes, por exemplo.

6. Produtividade

Para calcular a produtividade de uma equipe é preciso considerar três fatores: tempo, qualidade e custos.

Outros indicadores de recursos humanos também comprovam os índices de produtividade, como o cumprimento de prazos, a satisfação dos clientes internos, a redução de despesas, a otimização de processos, a incidência de falhas, o período desperdiçado com paradas, manutenções corretivas e mais.

Para medir a produtividade, podem ser considerados como ponto de partida os indicadores de receita por colaborador e de lucro líquido por colaborador.

7. Índice de reclamações trabalhistas

Esse indicador de Recursos Humanos é utilizado para evidenciar aspectos relacionados à gestão, à obediência e à legislação trabalhista, além da seriedade das políticas internas da empresa.

Essa métrica de RH envolve reclamações sobre as condições de trabalho, atrasos nos pagamentos, recolhimento do INSS, FGTS, entre outras. O cuidado com este indicador evita possível ações trabalhistas.

Para calcular o índice de reclamações trabalhistas, é necessário fazer a relação entre o número de de reclamações trabalhistas acumuladas nos últimos 12 meses e o número de funcionários desligados acumulados nos últimos 12 meses.

(nº reclamações trabalhistas / nº de funcionários desligados) x 100

O sucesso de uma empresa depende diretamente do desempenho de seus funcionários. Logo, os indicadores de Recursos Humanos são grandes aliados dos gestores para verificar a eficiência da estratégia e avaliar o desempenho geral.

Se o seu departamento de RH precisa implementar bons indicadores de Recursos Humanos, uma boa opção é contratar uma Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos. Nós podemos te ajudar! Solicite um orçamento agora mesmo!

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