7 estratégias de retenção de talentos para aplicar no seu negócio

7 estratégias de retenção de talentos para aplicar no seu negócio

Todo gestor e líder entende que o capital humano é fundamental para o alcance da estratégia de uma empresa. No entanto, conquistar o comprometimento dos colaboradores e promover a retenção de talentos nas equipes é uma tarefa árdua.

Um time de colaboradores engajados e motivados é responsável pela melhoria dos processos e alcance de bons resultados nas empresas.

Mesmo diante de tamanha relevância de manter uma mão de obra qualificada,  64% das empresas têm dificuldade na retenção de colaboradores – é o que indica o relatório da HayGroup, empresa referência no mercado de gestão de pessoas.

A retenção de talentos é uma estratégia indispensável para a valorização, o reconhecimento e o alcance dos objetivos organizacionais.

Dessa forma, entender o comportamento humano é fundamental no processo de desenvolvimento organizacional. Um bom líder precisa alavancar seus processos, para, assim, manter seus funcionários trabalhando de forma eficiente.

Neste artigo, apresentamos 7 estratégias eficientes para que você possa cativar os seus colaboradores, garantindo a sua permanência na equipe. Continue a leitura!

O que é retenção de talentos?

Antes de implementar as estratégias de retenção de talentos, é importante compreender esse conceito em sua totalidade.

A retenção de talentos consiste em um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas para garantir que seus profissionais acima da média permaneçam nela por muito mais tempo. Com isso, é possível construir um grande diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Ainda segundo a pesquisa da Haygroup, 89% das empresas não têm planos formais de retenção e, quando os têm, 72% são voltados apenas para cargos-chaves, como os de gerência.

A retenção de talentos não é uma postura que deve se restringir às empresas de grande porte. Mesmo as pequenas companhias devem se atentar ao assunto, caso contrário serão devoradas pelo mercado.

Ter profissionais de qualidade no seu quadro de funcionários garante a excelência dos serviços prestados e evita gastos com demissão, recrutamento e treinamento.

Para promover a retenção de talentos é fundamental, primeiramente, valorizar o funcionário, motivando-o para o trabalho. Ele precisa saber e sentir que é parte essencial da equipe.

Hoje, a qualidade de vida, a experiência, o aprendizado e a oportunidade de crescimento são fundamentais para os profissionais e, muitas vezes, mais importantes do que a proposta salarial.

Essa nova “ambição” profissional vem fazendo com que as empresas repensem a maneira como conquistam e fidelizam seus clientes internos.

7 estratégias de retenção de talentos para aplicar na sua empresa hoje mesmo

Agora que você já entende o que é a retenção de talentos, separamos 7 estratégias para reter os melhores funcionários. Confira!

1. Delinear um plano de cargos e salários

Uma remuneração adequada e justa é essencial, mas não suficiente – os profissionais desejam oportunidade de crescimento e qualidade de vida.

Um plano de cargos e salários é essencial para a retenção de talentos, uma vez que oferece perspectivas de crescimento e de amplificação da experiência profissional.

À medida que o colaborador consegue entender suas possibilidades de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa, está apto a organizar o seu futuro, criando as próprias metas e fatores de incentivo. Trabalhar com perspectivas animadoras faz toda a diferença!

Investir em um plano de cargos e salários permite que o profissional vislumbre as possibilidades e vantagens de permanência na empresa, não somente em termos de remuneração e benefícios, mas também de desafios e reconhecimento.

2. Construção de um bom ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho é uma medida básica para uma empresa que deseja atrair e reter talentos.

Um ambiente de trabalho agradável é construído tanto no plano físico quanto psicológico, por isso, é fundamental investir em um espaço arejado, climatizado, em mobília confortável e tecnologia de última geração. Além disso, o clima organizacional deve ser marcado por leveza e relacionamentos saudáveis.

Para criar um ambiente agradável a nível psicológico e social, é importante desenvolver programas que incentivem a interação entre as equipes, como happy hours, grupos de corrida, premiação do membro do mês e comemorações de aniversário.

3. Melhoria nos processos internos de comunicação

O diálogo dentro da empresa é fundamental para a fluidez dos processos e a segurança na realização de tarefas.

Quando há comunicação, todos ficam mais alinhados e conseguem desempenhar suas tarefas com qualidade.

Todos os líderes, incluindo o CEO, devem compreender a importância de comunicar-se adequadamente com seus funcionários.

Além disso, é fundamental implantar canais de comunicação eficientes, como um sistema de intranet, TV corporativa, murais de recados, aplicativos mobile e mais.

4. Construção de uma cultura de feedback

Promover uma cultura de feedbacks é essencial para o bom andamento dos trabalhos de toda a organização.

É função dos gestores avaliar e orientar o desempenho dos seus colaboradores, mostrando a eles as atitudes de excelência e o que precisa ser melhorado para que a organização e o próprio profissional possam continuar crescendo.

É importante dar feedbacks para o time e, também, encontrar um tempo para conversar diretamente com cada colaborador. Para o segundo caso, as avaliações de desempenho individuais são indispensáveis, pois fornece um panorama individual do desenvolvimento do profissional

5. Conceder autonomia

Conceder autonomia e liberdade criativa é fundamental para o desenvolvimento do colaborador nas empresas.

Lembre-se sempre dos motivos que levaram a contratação de um determinado colaborador e ofereça os espaços necessários para que ele apliquem essas qualidades.

Desenvolva uma cultura organizacional e um ambiente no qual as pessoas possam desenvolver as suas habilidades, sugerir mudanças e promover novos processos, permitindo que cada um tenha responsabilidades, assim como a oportunidade de ver o seu trabalho como algo importante.

6. Investir na qualidade de vida dos profissionais

Na empresas, é fundamental que os gestores busquem encontrar formas de permitir que os colaboradores se sintam satisfeitos com o trabalho.

Pense em aspectos como horário flexível, possibilidade de home office, vale-saúde, parceria com academias, descontos em livrarias e outras questões que demonstram uma preocupação constante com a satisfação do time.

7. Mensurar o clima organizacional

No ambiente de trabalho, é importante prestar atenção ao clima organizacional.

O autoritarismo, a pressão excessiva por resultados e a competitividade desmedida espantam os talentos da sua empresa.

Dessa forma, é fundamental aplicar a Pesquisa de Clima constantemente para medir a qualidade do clima organizacional e promover grupos focais para discutir soluções conjuntas para os problemas apresentados na mensuração.

Entre os assuntos que devem ser abordados na pesquisa, podemos citar a comunicação, a satisfação com o trabalho, o papel das lideranças, as condições do ambiente empresarial e outros fatores que têm impacto na satisfação da equipe.

Um ambiente com um bom clima organizacional é capaz de equilibrar o nível de estresse e impulsionar a produtividade de toda a equipe.

Se o seu departamento de RH encontra-se sobrecarregado ou dedicado a outras atividades, uma boa opção é terceirizar o plano de retenção de talentos. Somos especialistas em Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos. Solicite um orçamento!

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