Programas de QVT: como aumentar a qualidade de vida no trabalho?

Programas de QVT: como aumentar a qualidade de vida no trabalho?

Os programas de QVT (qualidade de vida no trabalho) se tornaram requisitos básicos para a melhoria do desempenho do colaboradores.

Esse sistema tem como objetivo a satisfação dos colaboradores, o bem-estar e a promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Essencialmente os programas de QVT é um conjunto de técnicas e ações para promover melhores condições no meio corporativo. Buscando aumentar resultados na performance e na percepção do colaborador acerca do trabalho.

Além de entender do que se trata os programas de qvt no trabalho. Ele ajuda entender a origem dos incômodos da rotina. Tais como: conflitos, poucas perspectivas de carreira, esgotamento físico e mental, falta de segurança e consequentemente  de autonomia, fatores ambientais inadequadas e insalubres.

Logo após a identificação das questões a serem melhoradas, os programas de qvt tem como propósito criar uma organização mais humanizada.

Programas de QVT: Como implementar ?

É necessário averiguar os impactos dos fatores que influenciam no processo do trabalho e no ambiente organizacional, como: cultura e clima participativos, canais abertos de comunicação interna, políticas de gestão de pessoas, infraestrutura ambiental, de maquinários e equipamentos adequados.

Um programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) pode ser desenvolvido considerando algumas fases:

  • Escopo do programa de qvt

O escopo, basicamente, funciona como um rascunho do projeto de programas de QVT.

É nesse momento que é feita a listagem dos conceitos que irão ser disseminados e as ações. Exemplo: treinamento e desenvolvimento, que irão ser implementadas. Lembrando que tudo é feito com um objetivo de melhorar o clima organizacional.

No escopo que é transmitido tudo que será desenvolvido e quais ações a equipe visa implementar.

Outro ponto importante desse primeiro passo é levar em conta a pluralidade áreas do seu negócio. E, também, como atingir cada uma delas e fazer com que se sintam mais realizadas e estimuladas.

  • Alinhamento do programa de qvt

O alinhamento dos programas de qvt precisa ser estratégico com dois focos:

O institucional, que busca promover um ambiente melhor ou até mesmo um experiência melhor de home office, assim como a disseminação da cultura e valores da empresa.

A gestão de pessoas, parte dos recursos humanos, promove a qualidade de vida, a motivação dos colaboradores, a integração e além disso tudo o trabalho em equipe.

Isso pode acontecer com o foco em saúde, em investimento intelectual (através de treinamentos ,por exemplo) e em várias outras vertentes.

  • Justificativa do programa de qvt

A justificação para a criação dos programas de qvt levanta o ponto para o qual esse trabalho se justifica. Por que é importante e qual o legado ele deixará para a empresa. Por exemplo: ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, incentivar atividade física e etc.

É muito importante detalhar isso no projeto, pois esse ponto fará com que o CEO ou presidente da sua organização compre a sua ideia com mais facilidade.

  • Gestor do programa de qvt

Para se responsabilizar pelo projeto,  programas de qvt, é necessário garantir aquela sensação de “dono do negócio”. O ideal é  escolher um dos gestores da sua empresa para tocar esse projeto ou algum colaborador com perfil de liderança bem acentuado.

Para que os resultados sejam ainda melhores, você pode eleger uma equipe que prestará auxílio e ajudará no desenvolvimento do trabalho. Afinal de contas, tudo fica bem mais fácil com suporte coletivo e compartilhado.

Os programas de QVT quando bem planejados e implementados podem trazer grandes benefícios para as empresas e seus colaboradores. Mas, para que seja eficaz, deve ter continuidade e adesão da alta administração, dos gestores e da equipe.

Realizar um programa de qualidade de vida no trabalho (qvt) é tão importante quanto efetuar a própria manutenção do bem-estar do ambiente corporativo. Se ainda não o fez, considere terceirizá-lo. Na Ravick oferecemos o serviço de programa de qvt. Solicite um orçamento!

solicite um orçamento de programas de qvt

Deixe uma resposta

Fechar Menu