Para que uma empresa garanta seu sucesso no mercado, é necessário, antes de tudo ter colaboradores engajados e que vistam a camisa da marca. Se a equipe deve estar na linha de frente, garantindo o diferencial da marca, é necessário que ela acredite na missão e nos valores da empresa. Nesse sentido, o employer branding é uma tendência no mercado.
A gestão de talentos vem se transformando com a chegada dos millennials ao mercado de trabalho.
Essa geração realiza escolhas para a carreira baseadas na qualidade de vida, na busca por desafios constantes e no crescimento contínuo e acelerado.
Para manter os indivíduos mais capacitados e talentosos desse grupo nas equipes — uma tarefa cada vez mais difícil — o employer branding surgiu como solução.
O objetivo dessa estratégia é atrair pessoas realmente talentosas para compor o quadro de funcionários e, então, formar times de alto desempenho.
Esse conceito é fruto da união de esforços do departamento de RH com o departamento de marketing da companhia, objetivando otimizar a reputação da empresa como uma marca empregadora.
Quer saber mais sobre as vantagens do employer branding para a sua empresa? Continue a leitura!
O que é employer branding?
Employer branding consiste em uma estratégia que visa a construção e manutenção de uma imagem positiva da empresa.
Porém, nesse caso, o público-alvo não são os clientes finais, e sim os colaboradores.
O employer branding envolve técnicas e práticas que visam reforçar aspectos positivos de se trabalhar numa organização, a fim de atrair os profissionais do mercado.
Entre os exemplos de ações que ajudam a construir um bom employer branding, é possível citar:
- Boa remuneração e boa gestão de benefícios;
- Flexibilidade das jornadas de trabalho;
- Oportunidade de desenvolvimento profissional e plano de carreira;
- Ambiente organizacional saudável e com liberdade criativa;
- Práticas éticas voltadas à idoneidade, integridade e honestidade empresarial;
- Responsabilidade social e ambiental.
Buscar elevar o employer branding da empresa é a melhor alternativa para aumentar a atratividade perante os talentos do mercado.
Por isso, é indispensável investir em rotinas inovadoras, diminuição da burocracia e estabelecimento de um local de trabalho que favoreça a qualidade de vida e o bom clima organizacional.
Avon, O Boticário, Laboratório Sabin, Sodexo e Cielo são exemplos de empresas com forte employer branding na atualidade, ocupando os primeiros lugares nos ranking da premiação Melhores Empresas Para Trabalhar em 2017, da Revista Exame.
A premiação avalia as práticas gerais das companhias em 12 categorias de avaliação de gestão de pessoas.
Qual é a importância do employer branding para as organizações?
Um elevado employer branding tem como benefício direto a retenção de talentos na organização e a atração de mão de obra qualificada.
Empresas que possuem alto nível de employer branding transformam os colaboradores em defensores engajados de suas marcas, que se torna porta-vozes de quão bom é trabalhar nesses locais.
Logo, além de aumentar nível de retenção de colaboradores, o employer branding é uma alternativa para atuar com maior ênfase na motivação e engajamento do quadro de funcionários em suas funções e atividades organizacionais.
Dessa forma, a produtividade da equipe é beneficiada. Se você está satisfeito com o seu trabalho, é normal que o faça melhor.
O employer branding faz com que os funcionários se sintam mais envolvidos com a empresa, aumentando seu comprometimento e nível de entrega.
Em termos financeiros, a principal contribuição de um employer branding elevado é em relação à redução de custos nos processos de seleção e contratação.
Afinal, com uma boa reputação, é possível atrair pessoas mais qualificadas e alinhadas à cultura da empresa, reduzindo assim o tempo e o volume de recursos geralmente demandado no recrutamento.
Os efeitos positivos do employer branding se estendem também ao relacionamento com os fornecedores. Todos desejarão fechar contratos com você a fim de agregar valor à sua própria marca.
5 dicas para impulsionar o employer branding da empresa
Para aumentar o employer branding, o principal é investir nos colaboradores e em ações que aumentem o bem-estar dentro da organização. Para isso, é necessário desenvolver benefícios individuais e coletivos.
Também é essencial alinhar as estratégias de RH com as de marketing e comunicação, visando divulgar os resultados alcançados e vantagens concedidas aos colaboradores.
Separamos cinco dicas práticas para saber como impulsionar sua marca, tornando-a mais atraente para os profissionais acima da média.
1. Entenda a cultura e os objetivos organizacionais a curto, médio e longo prazo
A cultura organizacional ou cultura corporativa é um sistema de valores compartilhados pelos colaboradores, em todos os níveis, capaz de diferenciar uma empresa da concorrência.
Estabeleça o foco da sua cultura (clientes finais, funcionários, produtividade, inovação, aprendizado, etc) e compartilhe-a no processo seletivo.
Assim, é possível atrair profissionais que possuam valores parecidos com o da sua empresa e aumentar a retenção deles.
Por meio da cultura, também será possível descobrir a linguagem que a empresa utilizará para atrair os candidatos. Formal? Descontraída? Inovadora?
Conhecida a cultura, é mais fácil entender os objetivos da empresa para saber quais serão os talentos necessários no curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, é possível dividir recursos e aumentar/diminuir os investimentos para a manutenção de talentos.
2. Melhore a atratividade dos benefícios e propostas
É importante buscar melhorar as vantagens da empresa junto ao mercado, aplicando ações sustentáveis que não prejudiquem o orçamento do RH, nem as finanças da empresa.
Avalie quais benefícios são oferecidos pela organização e quais são os demandados pelos colaboradores e profissionais do setor.
Assim, além do salário, sua empresa torna-se atrativa pela qualidade de vida oferecida.
3. Crie uma página de carreira
A página de carreiras é um interface do site da empresa, em geral, que serve para centralizar as informações mais importantes sobre a empresa para os candidatos.
Nessa área, é possível falar sobre a cultura organizacional, liderança pelo exemplo, inovação e empreendedorismo.
As páginas de carreira funcionam como verdadeiras vitrines para as marcas empregadoras.
Através das páginas de carreira, os próprios talentos podem identificar as vagas em aberto, conhecer mais sobre empresa e sua cultura organizacional.
4. Divulgue vagas em diferentes canais
É importante ter um relacionamento com os candidatos pelos mais diversos canais, como as redes sociais e sites de contratação.
Dessa forma, é possível estabelecer diferentes ações e divulgar a cultura da empresa em diversas mídias e formatos.
Assim, sua empresa conseguirá resultados ainda mais consistentes na atração de talentos.
5. Trate bem no processo seletivo e crie o protagonismo dos colaboradores
Para que você possa engajar os talentos ao longo de todo o processo seletivo, é importante que você os ampare!
Mantenha uma boa comunicação, um fluxo de feedbacks consistentes e elimine todas as dúvidas que surgirem ao longo do processo.
Para promover processos seletivos mais humanizados, coloque os colaboradores atuais como embaixadores da sua marca.
Incentive-os a serem protagonistas, crie uma campanha de recrutamento e compartilhe conteúdo com eles falando sobre o crescimento profissional obtido no emprego e sobre como eles amam atuar em sua empresa.
Quando a marca empregadora possui boa fama no mercado, as necessidades de investimento em captação, seleção e contratação de colaboradores diminuem. Há maior espontaneidade na busca pelas vagas da empresa.
Agora que você já sabe o que é employer branding, você entende que a melhor alternativa para manter a reputação da sua empresa em alta é organizando um bom processo seletivo. Nós podemos fazer isso por você! Solicite um orçamento!