Employer branding: o que é e qual a importância para as empresas?

Employer branding: o que é e qual a importância para as empresas?

Para que uma empresa garanta seu sucesso no mercado, é necessário, antes de tudo ter colaboradores engajados e que vistam a camisa da marca. Se a equipe deve estar na linha de frente, garantindo o diferencial da marca, é necessário que ela acredite na missão e nos valores da empresa. Nesse sentido, o employer branding é uma tendência no mercado.

A gestão de talentos vem se transformando com a chegada dos millennials ao mercado de trabalho.

Essa geração realiza escolhas para a carreira baseadas na qualidade de vida, na busca por desafios constantes e no crescimento contínuo e acelerado.

Para manter os indivíduos mais capacitados e talentosos desse grupo nas equipes — uma tarefa cada vez mais difícil — o employer branding surgiu como solução.

O objetivo dessa estratégia é atrair pessoas realmente talentosas para compor o quadro de funcionários e, então, formar times de alto desempenho.

Esse conceito é fruto da união de esforços do departamento de RH com o departamento de marketing da companhia, objetivando otimizar a reputação da empresa como uma marca empregadora.

Quer saber mais sobre as vantagens do employer branding para a sua empresa? Continue a leitura!

O que é employer branding?

Employer branding consiste em uma estratégia que visa a construção e manutenção de uma imagem positiva da empresa.

Porém, nesse caso, o público-alvo não são os clientes finais, e sim os colaboradores.

O employer branding envolve técnicas e práticas que visam reforçar aspectos positivos de se trabalhar numa organização, a fim de atrair os profissionais do mercado.

Entre os exemplos de ações que ajudam a construir um bom employer branding, é possível citar:

  • Boa remuneração e boa gestão de benefícios;
  • Flexibilidade das jornadas de trabalho;
  • Oportunidade de desenvolvimento profissional e plano de carreira;
  • Ambiente organizacional saudável e com liberdade criativa;
  • Práticas éticas voltadas à idoneidade, integridade e honestidade empresarial;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Buscar elevar o employer branding da empresa é a melhor alternativa para aumentar a atratividade perante os talentos do mercado.

Por isso, é indispensável investir em rotinas inovadoras, diminuição da burocracia e estabelecimento de um local de trabalho que favoreça a qualidade de vida e o bom clima organizacional.

Avon, O Boticário, Laboratório Sabin, Sodexo e Cielo são exemplos de empresas com forte employer branding na atualidade, ocupando os primeiros lugares nos ranking da premiação Melhores Empresas Para Trabalhar em 2017, da Revista Exame.

A premiação avalia as práticas gerais das companhias em 12 categorias de avaliação de gestão de pessoas.

Qual é a importância do employer branding para as organizações?

Um elevado employer branding tem como benefício direto a retenção de talentos na organização e a atração de mão de obra qualificada.

Empresas que possuem alto nível de employer branding transformam os colaboradores em defensores engajados de suas marcas, que se torna porta-vozes de quão bom é trabalhar nesses locais.

Logo, além de aumentar nível de retenção de colaboradores, o employer branding é uma alternativa para atuar com maior ênfase na motivação e engajamento do quadro de funcionários em suas funções e atividades organizacionais.

Dessa forma, a produtividade da equipe é beneficiada. Se você está satisfeito com o seu trabalho, é normal que o faça melhor.

O employer branding faz com que os funcionários se sintam mais envolvidos com a empresa, aumentando seu comprometimento e nível de entrega.

Em termos financeiros, a principal contribuição de um employer branding elevado é em relação à redução de custos nos processos de seleção e contratação.

Afinal, com uma boa reputação, é possível atrair pessoas mais qualificadas e alinhadas à cultura da empresa, reduzindo assim o tempo e o volume de recursos geralmente demandado no recrutamento.

Os efeitos positivos do employer branding se estendem também ao relacionamento com os fornecedores. Todos desejarão fechar contratos com você a fim de agregar valor à sua própria marca.

5 dicas para impulsionar o employer branding da empresa

Para aumentar o employer branding, o principal é investir nos colaboradores e em ações que aumentem o bem-estar dentro da organização. Para isso, é necessário desenvolver benefícios individuais e coletivos.

Também é essencial alinhar as estratégias de RH com as de marketing e comunicação, visando divulgar os resultados alcançados e vantagens concedidas aos colaboradores.

Separamos cinco dicas práticas para saber como impulsionar sua marca, tornando-a mais atraente para os profissionais acima da média.

1. Entenda a cultura e os objetivos organizacionais a curto, médio e longo prazo

A cultura organizacional ou cultura corporativa é um sistema de valores compartilhados pelos colaboradores, em todos os níveis, capaz de diferenciar uma empresa da concorrência.

Estabeleça o foco da sua cultura (clientes finais, funcionários, produtividade, inovação, aprendizado, etc) e compartilhe-a no processo seletivo.

Assim, é possível atrair profissionais que possuam valores parecidos com o da sua empresa e aumentar a retenção deles.

Por meio da cultura, também será possível descobrir a linguagem que a empresa utilizará para atrair os candidatos. Formal? Descontraída? Inovadora?

Conhecida a cultura, é mais fácil entender os objetivos da empresa para saber quais serão os talentos necessários no curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, é possível dividir recursos e aumentar/diminuir os investimentos para a manutenção de talentos.

2. Melhore a atratividade dos benefícios e propostas

É importante buscar melhorar as vantagens da empresa junto ao mercado, aplicando ações sustentáveis que não prejudiquem o orçamento do RH, nem as finanças da empresa.

Avalie quais benefícios são oferecidos pela organização e quais são os demandados pelos colaboradores e profissionais do setor.

Assim, além do salário, sua empresa torna-se atrativa pela qualidade de vida oferecida.

3. Crie uma página de carreira

A página de carreiras é um interface do site da empresa, em geral, que serve para centralizar as informações mais importantes sobre a empresa para os candidatos.

Nessa área, é possível falar sobre a cultura organizacional, liderança pelo exemplo, inovação e empreendedorismo.

As páginas de carreira funcionam como verdadeiras vitrines para as marcas empregadoras.

Através das páginas de carreira, os próprios talentos podem identificar as vagas em aberto, conhecer mais sobre empresa e sua cultura organizacional.

4. Divulgue vagas em diferentes canais

É importante ter um relacionamento com os candidatos pelos mais diversos canais, como as redes sociais e sites de contratação.

Dessa forma, é possível estabelecer diferentes ações e divulgar a cultura da empresa em diversas mídias e formatos.

Assim, sua empresa conseguirá resultados ainda mais consistentes na atração de talentos.

5. Trate bem no processo seletivo e crie o protagonismo dos colaboradores

Para que você possa engajar os talentos ao longo de todo o processo seletivo, é importante que você os ampare!

Mantenha uma boa comunicação, um fluxo de feedbacks consistentes e elimine todas as dúvidas que surgirem ao longo do processo.

Para promover processos seletivos mais humanizados, coloque os colaboradores atuais como embaixadores da sua marca.

Incentive-os a serem protagonistas, crie uma campanha de recrutamento e compartilhe conteúdo com eles falando sobre o crescimento profissional obtido no emprego e sobre como eles amam atuar em sua empresa.

Quando a marca empregadora possui boa fama no mercado, as necessidades de investimento em captação, seleção e contratação de colaboradores diminuem. Há maior espontaneidade na busca pelas vagas da empresa.

Agora que você já sabe o que é employer branding, você entende que a melhor alternativa para manter a reputação da sua empresa em alta é organizando um bom processo seletivo. Nós podemos fazer isso por você! Solicite um orçamento!

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