O que é team building e qual a sua relevância para o setor de RH?

O que é team building e qual a sua relevância para o setor de RH?

O clima organizacional é um fator determinante da produtividade dos colaboradores, afinal, o sentimento de fazer parte de um grupo é capaz de acelerar os resultados de uma organização. Os treinamentos são importantes aliados da qualidade do clima organizacional e, por isso, o team building é uma tendência em crescimento nas empresas. Mas afinal, o que é team building?

Treinar uma equipe não significa apenas oferecer bases técnicas de cada área, mas envolve também fatores emocionais e comportamentais.

Muitos gestores de RH já perceberam a ineficiência de aplicar somente treinamentos específicos e técnicos, por isso, é necessário inovar.

O team building é uma proposta que vai além da capacitação técnica e motivação. Esse treinamento abrange pontos como entusiasmo, autoconhecimento e superação, oferecendo oportunidades para que os colaboradores conheçam seus colegas de trabalho.

Neste artigo, explicamos o que é team building e como essa novidade é relevante para os setores de RH. Confira!

O que é team building?

O team building é um conceito inovador para o treinamento de qualquer equipe corporativa. Embota a tradução literal seja  “Construção de Equipes” , essa tendência não se limita apenas ao fornecimento de técnicas.

O team building busca impulsionar desenvolvimento emocional e comportamental, uma vez que apenas treinamentos técnicos não atendem às necessidades de envolvimento dos colaboradores nas questões organizacionais.

Com a utilização de técnicas aplicadas no team building é possível desenvolver laços de relações profissionais e pessoais entre os colaboradores de uma empresa.

Com isso, é possível atingir níveis de produtividade melhores e, consequentemente, o aumento da satisfação dos membros da equipe.

Logo, o team building trata-se de processo sistemático projetado para melhorar as relações de trabalho em equipe, facilitando a resolução de problemas e a tomada de decisões.

O team building é uma experiência de aprendizado de alto impacto, pois fornece situações realistas que capacitam os indivíduos a contribuírem para objetivos comuns de trabalho.

Há vários formatos e aplicações de team building. Mas no geral tratam-se de atividades lúdicas, desafiadoras e descontraídas, em um local diferente daquele do ambiente de trabalho.

Ao tirar os funcionários do escritório, é possível quebrar barreiras sociais e pessoais e promover a sinergia entre as equipes.

Quais são as vantagens do team building para empresas?

A proposta do team building ultrapassa uma ação de motivação. Com esse modelo de treinamento, o RH consegue desenvolver aspectos ligado ao emocional dos colaboradores, como o entusiasmo, o autoconhecimento e superação de limitações.

Proporcionar a criação de vínculos entre a equipe torna mais fácil o desenvolvimento de projetos dentro de uma organização.

Com o team building é possível perceber diversos fatores organizacionais, como o espírito de equipe, a comunicação e o planejamento.

Para a equipe de RH que propõe as atividades do team building, os benefícios gerados são muitos, como:

  • Melhora da moral e das habilidades de liderança da equipe;
  • Identificação de barreiras que frustram a criatividade;
  • Definição clara dos objetivos da empresa;
  • Melhora de processos e procedimentos;
  • Aumento da produtividade organizacional;
  • Identificação dos pontos fortes e fracos de uma equipe;
  • Aumento da capacidade de resolução de problemas.

No mundo corporativo, é normal que haja desgastes psíquicos e falhas processuais, que levam à alta rotatividade de membros – diante deste problema, planejar programas de treinamento é fundamental.

As atividades envolvidas no team building são projetadas para motivar as pessoas a extraírem o melhor de seus talentos, seja individualmente ou em equipe.

O team building é um tipo de intervenção que pode ser colocado em todos os modelos de equipes, em diferentes fases de evolução, como uma equipe que está sendo montada, uma equipe que está passando por problemas, uma equipe que esteja em período de reorganização ou mesmo numa equipe que esteja totalmente entrosada.

Como colocar o team building em prática?

Como já comentado anteriormente, o team building é realizado fora do ambiente de trabalho, geralmente em ambientes espaçosos e naturais.

Nesses espaços, há o desenvolvimento de atividades lúdicas e que trazem prazer, adrenalina e motivação, como rafting, canoagem, arvorismo e camping.

Na matéria do portal G1, sobre team building, é possível conhecer exemplos práticos da aplicação nas empresas.

O portal apresenta a aplicação do treinamento em Santos, no litoral de São Paulo, em que uma grande operadora logística dinamarquesa dedicada à navegação marítima levou seus funcionários para testar dentro de uma canoa, no mesmo mar onde prestam serviços, a expressão “estamos todos no mesmo barco”.  

A atividade de canoagem trata-se de uma analogia com o cotidiano das empresas, por exemplo.

Os primeiros bancos são a linha de frente, dando o ritmo e quebrando a resistência da água e dos ventos.

Ao centro, geralmente temos os integrantes mais fortes e também responsáveis pela estabilidade da canoa.

Ao fundo, no leme, fica a pessoa que dá a direção e traça a melhor rota de navegação.

Cada ação de team building deve ser voltada para os objetivos organizacionais, sendo necessária a articulação da atividade entre gestores de RH e a alta gerência.

O team building busca desenvolver o potencial pessoal e profissional de cada colaborador, a partir de atividades que estimulam aventura, desafios, planejamento, destreza e comunicação, habilidades muito úteis para o ambiente de trabalho.

Quais são as etapas iniciais de um treinamento de team building?

A realização de um team building para os colaboradores exige algumas etapas iniciais, onde se possa envolver todos os colaboradores:

  • Reúna os participantes e passe as informações necessárias e uma programação do treinamento;
  • Faça uma entrevista preliminar, com os membros da equipe, mostrando os objetivos, o conteúdo e a prática do treinamento;
  • Explique atividades que serão realizadas e o que se espera através delas;
  • Realiza-se o treinamento com todas as atividades, fazendo-se a análise de cada uma delas e buscando saber de cada um o que sentiu, como foi sua atuação e o que foi exigido de sua parte durante a atividade.

À primeira vista, atividades como caça-tesouro, corrida e canoagem, por exemplo parecem puramente lúdicas.

No entanto, como é o caso da primeira, encontrar o prêmio exige entrosamento da equipe, comunhão, trabalho de escuta, raciocínio lógico coletivo, além de possibilitar questões profissionais, usando como pistas, figuras importantes da companhia, resultados comerciais ou até mesmo objetivos e metas. 

O team building pode parecer, à primeira vista, mais uma atividade RH para ocupar o tempo dos colaboradores.

Ao contrário disso, é um verdadeiro catalisador de interações entre os membros de uma equipe.

Para que sua equipe de RH possa desenvolver projetos de team building, o ideal é aliviá-la dos serviços burocráticos. Para isso, a melhor alternativa é terceirizar essas tarefas. Aqui na Ravick RH, oferecemos o serviço de Terceirização de Mão de Obra. Conheça e solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu