Cultura organizacional: qual é a relevância para as empresas?

Cultura organizacional: qual é a relevância para as empresas?

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas fortaleçam a sua identidade e se diferenciem por meio dela. Trocando em miúdos, é vital que haja a delimitação da cultura organizacional.

Uma cultura organizacional forte possibilita personificar o negócio, reforçar valores e diferenciar suas atividades da concorrência.

Todas as organizações, independente do seu porte ou segmento, possuem uma cultura organizacional – seja ela positiva, fortemente instituída, ou não.

A cultura organizacional é a base para a formação da identidade de uma empresa. Fazendo uma analogia com uma construção, as estratégias seriam os tijolos e materiais, enquanto a cultura organizacional é o rejunte, ou seja, aquilo que mantém toda a estrutura sólida.

Dessa forma, delimitar e prezar pela cultura organizacional é a melhor alternativa para atrair e reter talentos e clientes que compartilham dos mesmos valores da sua empresa.

Frente à popularização do conceito de cultura organizacional, preparamos este artigo para explicar a sua importância para as empresas. Boa leitura!

Afinal, qual é a definição de cultura organizacional?

Para que você possa entender melhor os impactos de uma cultura organizacional forte nas empresas, é importante entender o conceito.

A cultura organizacional ou cultura corporativa é um sistema de valores compartilhados pelos colaboradores, em todos os níveis, capaz de diferenciar uma empresa da concorrência.

Quanto mais a equipe entende a cultura da sua empresa, maior será as suas chances de sucesso no mercado.

A cultura organizacional é capaz de reunir hábitos, comportamentos, crenças e políticas internas e externas da empresa.

Paralelamente, é a cultura corporativa que irá determinar as regras para as relações profissionais (colaboradores, fornecedores, parceiros e consumidores).

A cultura é moldada, inicialmente, pelos valores do fundador, que guia as ações através de seus ideais e crenças.

No cotidiano, ela se amplifica e transforma através dos costumes que toda a equipe compartilha.

Por que devo me preocupar com a cultura organizacional?

Uma cultura organizacional clara e estruturada é capaz de motivar os funcionários e incentivá-los a crescer junto com a empresa.

Em paralelo, uma cultura corporativa fraca pode gerar problemas de produtividade, trabalho em equipe e clima organizacional.

Se preocupar em divulgar a cultura organizacional é a melhor forma de garantir a sintonia de trabalho das equipes.

Em outras palavras, a cultura corporativa é capaz de desenvolver diretrizes para o sucesso empresarial – afinal, ela guia a forma como os funcionários enxergam o negócio e devem agir dentro dele.

Investir em gestão de pessoas e cultura organizacional é a melhor forma de auxiliar os colaboradores na coerência entre seus atos e os valores da empresa.

Um trabalho mais coerente possui mais qualidade e gera, consequentemente, a maior satisfação dos clientes e a amplificação dos lucros.

Benefícios práticos de uma cultura corporativa forte

A maior vantagem de uma cultura organizacional forte está na criação de espaço propício para a geração de resultados mais significativos!

  • Time engajado: pessoas que se identificam com uma cultura tendem a ser mais participativas – afinal, as motivações não são puramente financeiras.
  • Satisfação com o trabalho: pessoas que têm seus valores pessoais e profissionais compatíveis com os da empresa são mais felizes com o trabalho, pois desempenham tarefas nas quais acreditam!
  • Produtividade elevada: profissionais mais engajados e satisfeitos com o trabalho são capazes de produzir mais e melhor.
  • Retenção de talentos: alinhar os valores organizacionais com as habilidades técnicas dos colaboradores faz com que o índice de pessoas que se desligam da empresa reduza significativamente.

Como captar a essência de uma cultura corporativa?

Toda empresa possui uma cultura organizacional – seja ela positiva ou não – mas, muitas vezes, elas não é percebida por não estar mapeada.

Para identificar a cultura corporativa da empresa que você trabalha, é necessário fazer o diagnóstico cultural – ou seja, analisar os principais aspectos que determinam a cultura.

Entenda a postura da empresa diante o mercado, analisando o seu relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores.

Internamente, vale a pena avaliar as características e competências dos colaboradores. Verifique se há competitividade no ambiente organizacional e qualidade de relacionamento. Avalie também a utilização do espaço físico.

Além desses fatores, há uma série de posturas que, em conjunto, auxiliam a traçar a cultura corporativa com mais destreza.

  • Riscos e inovação: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos e a frequência com a qual apresentam estes comportamentos.
  • Senso analítico: o nível em que os colaboradores demonstram precisão, análise e atenção aos detalhes.
  • Foco em resultado: avalie a intensidade em que os dirigentes focam mais os resultados do que nas técnicas e os processos disponíveis.
  • Gestão de pessoas: o grau em que as decisões dos líderes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas.
  • Atenção às equipes: verifique se as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.
  • Agressividade: o nível em que os colaboradores são competitivos.
  • Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo.

Contratando pela cultura organizacional

Além de deixar claro o comportamento da empresa, a cultura organizacional é um excelente álibi no processo de recrutamento e seleção.

Com a cultura corporativa, é mais fácil traçar um perfil de colaborador ideal para organização, que venha integrar o time com tranquilidade e trilhar as metas da empresa.

Contratações assertivas são fundamentais a formação de equipes de alta performance e consequentemente, para a longevidade e sucesso dos negócios.

Se a equipe de RH não alinhar o recrutamento à cultura organizacional, as escolhas poderão ser equivocadas e causar muitos prejuízos, como despesas com a rescisão de contratos e novos processos seletivos.

A contratação deve contemplar a cultura organizacional, assegurando o correto alinhamento entre as expectativas do profissional e da empresa.

Lembre-se que a cultura corporativa faz parte das crenças coletivas que são essenciais para o sucesso da empresa. Qualquer colaborador que tenha valores contrários poderá atrapalhar a sinergia da equipe e, consequentemente, o alcance da estratégia.

É por isso que cada vez as empresas estão valorizando mais o fit cultural do que as habilidades dos candidatos à uma vaga.

É claro que questões relativas ao modelo de gestão da empresa não são inerentes aos candidatos.

Por isso, invista em treinamentos e políticas de incentivo ao aprendizado, inclusão, reconhecimento, valorização dos talentos, foco em inovação e o estilo de liderança adotado pelos gestores.

A cultura corporativa deve ser bem comunicada!

É imprescindível que os valores, visão, missão e outros aspectos da cultura organizacional sejam transmitidos com clareza e constantemente ao time.

Se alguns colaboradores não forem treinados e lembrados da cultura organizacional, pode ser que acabem tendo comportamentos incompatíveis com a filosofia da empresa.

Dessa forma, é fundamental que a cultura corporativa esteja presente e visível no dia a dia. Para isso, invista em algumas ações como:

  • Murais de gestão à vista
  • Eventos corporativos;
  • Banners;
  • Informativos nos canais de comunicação;
  • Treinamentos;
  • Imersões;
  • Dinâmicas que ressaltem os valores e as metas da empresa.

Do operador a alta gerência, é essencial que todos “vistam a camisa” da empresa. Assim, é possível criar um ambiente de trabalho mais harmônico.

Se a cultura corporativa não for clara, ela poderá se tornar um obstáculo para o desenvolvimento do negócio.

Sem uma cultura definida, a equipe sofre quedas de produtividade e, consequentemente, no desempenho e nos lucros.

Uma cultura organizacional saudável estimula seus colaboradores a gerar mais resultados e proporciona um ambiente propício a inovação e participação.

Como está a cultura organizacional da sua empresa? Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário. Se você gostou do post, não deixe de compartilhar nas redes sociais para que seus amigos possam conferir!

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