Como preparar e conduzir uma entrevista de emprego mais efetiva?

Como preparar e conduzir uma entrevista de emprego mais efetiva?

Contratar a pessoa ideal para integrar a sua equipe envolve etapas diversas, que vão desde a abertura da vaga até a efetivação da contratação, passando, ainda, pela análise de currículos e realização da entrevista de emprego.

A entrevista de emprego, em qualquer que seja o processo, é fundamental para confirmar as expectativas depositadas no candidato que pareceu interessante pela análise de currículos.

No entanto, lembre-se de que o papel aceita tudo e, no currículo, todos parecem mais capazes do que realmente são.

Assim sendo, entrevistas presenciais permitem que entrevistadores observem atitudes reveladas por meio de expressões, gestos e postura.

Entretanto, a entrevista de emprego trata-se de um processo técnico de Gestão de Pessoas, em que o gestor deve possuir o conhecimento e experiência necessários para identificar o candidato que mais poderá agregar valor à empresa.

Mas nem sempre os negócios contam com um departamento, área ou mesmo um responsável pelo RH.

E aí, muitas vezes, a responsabilidade recai sobre o próprio empreendedor, que tem outras habilidades e ainda prioridades a resolver ao mesmo tempo.

Dessa forma, para que você possa, mesmo assim, conduzir um processo seletivo de sucesso, separamos algumas dicas para otimizar a sua entrevista de emprego. Continue a leitura!

Preparando o roteiro da entrevista de emprego

Em entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Paulo Sardinha, coordenador da pós-graduação CBA Gestão de Recursos Humanos do Ibmec/RJ a entrevista de emprego pode ser dividida, na maioria dos casos, em três momentos:

  • Quebrar o gelo;
  • avaliar o comportamento pessoal;
  • consolidação.

Segundo o especialista, o processo começa com uma troca de informações que não são fundamentais para entrevista para dar uma pequena estabilizada.

Já o segundo momento, é hora de notar o lado familiar da pessoa, o educacional e o profissional.

O último momento, por sua vez, é quando se deve consolidar e reafirmar entre os dois os pontos mais relevantes sobre a vaga e a empresa.

Para cumprir com todos esses momentos, é fundamental ter um roteiro de entrevista de emprego bem estruturado.

Um roteiro de entrevista se assemelha a uma pauta, já que, no final das informações apuradas com o setor solicitante, você terá condições de pautar toda a entrevista.

Afinal, estamos falando de um processo que pode demorar dias. Por isso, é necessário cuidado para garantir o padrão e a transparência com diferentes candidatos.

Seguir um roteiro de entrevista é uma forma de elaborar as informações que devem ser levantadas e respondidas tanto pelo candidato como pelo entrevistador.

As perguntas que não podem faltar em uma entrevista de emprego

Montar um roteiro de entrevista de emprego pode não ser tão fácil em um primeiro momento. Para te ajudar, separamos, segundo o Sebrae, 13 perguntas que contemplam bem o momento:

  1. O que você mais gosta de fazer em seu tempo livre?
  2. Por que você quer trabalhar aqui?
  3. Quais são seus planos profissionais para os próximos 10 anos?
  4. Quais foram seus três piores erros profissionais?
  5. Quais foram seus três maiores sucessos profissionais?
  6. Qual o motivo da sua saída do emprego anterior?
  7. Se eu conversasse com o seu ex-chefe, quais pontos positivos e negativos ele destacaria sobre você?
  8. Por que você quer trabalhar aqui?
  9. Quais são seus três pontos mais fortes?
  10. Quais são seus três pontos mais fracos?
  11. O que a empresa ganharia contratando você?
  12. Que valor você pode trazer para a empresa?
  13. Por que devo escolher você?

Com esse roteiro de entrevista, é possível que você já tenha uma ideia do candidato mais adequado para o cargo. Finalize informando, com clareza, o dia do retorno dessa etapa. Caso não tenha um dia certo, dê ao menos uma média.

E, por fim, caso o candidato não apresente os requisitos necessários para o cargo, deixe isso claro no seu feedback, mas de forma gentil.

As principais falhas que podem prejudicar uma entrevista de emprego

Para conduzir uma boa entrevista de emprego, também é crucial conhecer as principais falhas no procedimento cometidas por muitos recrutadores. Confira quais são:

Perguntas mal elaboradas

Este é o principal problema que pode ocorrer em uma entrevista de emprego. Uma pergunta mal elaborada, em vez de obter as informações corretas, acaba distorcendo e prejudicando a comunicação.

Perguntas muito curtas ou muito longas

Do mesmo modo que uma pergunta muito curta pode produzir uma resposta insuficiente, a realização de perguntas muito longas também não é interessante.

Quando o entrevistador se alonga na pergunta, o entrevistado pode não entendê-la ou então entendê-las de modo distorcido. A entrevista de emprego deve sempre ser direta e objetiva.

Não compreensão das respostas do entrevistado

Quando o entrevistador não faz uma pergunta bem estruturada, muitas vezes pode obter uma resposta igualmente confusa.

Se durante a entrevista de emprego as respostas do entrevistado não estiverem sendo bem compreendidas, ela não está cumprindo o seu papel de expor o perfil daquele candidato.

Obviamente, o candidato pode se sentir inseguro com algum assunto e usar o truque de dar respostas confusas para enganar o entrevistador, mas nem sempre a culpa é dele.

Entender bem uma resposta é importante, pois assim pode-se elaborar melhor a próxima pergunta.

Duração da entrevista de emprego

Uma boa entrevista não deve ser nem muito longa e nem muito curta. Do mesmo modo que uma entrevista de emprego curta não explora bem o perfil do candidato, uma entrevista de emprego muito longa é sinal de que ela não está sendo bem conduzida.

O ideal é explorar o perfil do candidato durante a entrevista com perguntas ricas, para poder obter respostas igualmente ricas, tornando o processo mais denso e esclarecedor.

Não existe um tempo ideal para a duração de uma entrevista, mas realizá-la entre 10 e 20 minutos é uma boa faixa de tempo.

Conduzindo a entrevista de emprego em 5 passos essenciais

O momento da entrevista de emprego é a oportunidade de o entrevistado contar suas experiências, um pouco mais sobre a sua personalidade e como ele pode somar ao desenvolvimento da organização. Também é uma maneira da instituição procurar o candidato ideal para ela.

O que deve ser informado, quais questões devem ser levantadas e até mesmo a roupa que se deve usar são perguntas que afligem o candidato.

Logo, é fundamental que a empresa e os recrutadores também tenham zelo com a entrevista, a fim de atender as expectativas dos candidatos e transmitir uma boa imagem da empresa.

Confira dicas para conduzir melhor a entrevista de emprego:

1. Apresente a empresa

Primeiramente, é interessante que você apresente a empresa e explique o que a organização espera do candidato.

É importante também que o candidato se sinta à vontade, e que você se mostre acolhedor nesse momento. Isso facilitará o bom andamento da entrevista.

Para o candidato, uma boa apresentação da empresa é importante, por isso, seja educado, focando sempre no roteiro da entrevista.

É fundamental que, nesse primeiro momento, você transmita ao candidato os valores e exigências da empresa.

2. Faça as perguntas certas

De acordo com as competências exigidas para o cargo, faça as perguntas ao candidato, para ter certeza de que ele se enquadra na função, assim como na cultura da empresa.

De acordo com o currículo, verifique as informações declaradas e converse com o candidato para que ele argumente e exponha melhor alguns pontos.

Também é importante indagar sobre detalhes das experiências, cursos de formação e responsabilidades de cargos e projetos anteriores.

Evite, sobretudo, fazer perguntas de cunho íntimo, que possam abrir precedentes para questões futuras.

3. Dê espaço para o candidato responder

A entrevista de emprego é um momento no qual você precisa absorver o máximo de conhecimento sobre o candidato. Logo,  espaço para que ele se expresse.

Por exemplo, se o candidato disser “sou muito estratégico”, é válido você perguntar: “o que seria ‘estratégico’?”.

Isso deixa claro que é necessário que o candidato argumente melhor sobre essa qualidade, com exemplos de experiências vividas.

4. Questione aspectos positivos e negativos

Na entrevista, você deve ter oportunidades para reforçar a capacidade de autoavaliação do candidato. Por isso, questione aspectos positivos e negativos.

Além do mais, pelo comportamento apresentado no decorrer da entrevista, é possível ver se aquele ponto positivo é verídico e perceber qual é o ponto negativo.

5. Pergunte sobre experiências anteriores

Esse é o momento de avaliar a ética do candidato na sua conduta profissional. Nem todos os desligamentos de emprego acontecem de maneira amigável. Mas, o que define o tipo de profissional desejado, é como ele conduz a resposta.

Ele pode conseguir uma saída elegante para explicar a situação ou culpar a antiga empresa ou o chefe.

6. Dê detalhes sobre o cargo oferecido

Na entrevista de emprego, o candidato tem o direito de saber informações mais específicas do cargo, como atribuições, tarefas, valores e benefícios. É também uma abertura para ele dizer se aquela proposta o interessa.

É importante que o recrutador seja sincero quanto ao cargo. Abra o salário, as reais oportunidades de crescimento e o horário de trabalho.

Havendo um profissional de RH na sua empresa ou não, um empreendedor consciente deve se fazer presente em processos de contratação.

Se o gestor deseja contratar pessoas com características que mais combinam com o negócio, muito poderá ajudar na seleção. Afinal, ninguém conhece mais sobre a empresa do que ele.

Portanto, como conhecedor da empresa, ele também deve dominar as melhores estratégias de entrevista de emprego.

Mas se, com a rotina atarefada, você não consegue participar ativamente da entrevista de emprego e do processo seletivo como um todo, terceirize, contrate uma empresa Recrutamento e Seleção. Nós podemos ajudar você! Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu