Horário flexível de trabalho é vantajoso para as empresas?

Horário flexível de trabalho é vantajoso para as empresas?

A legislação trabalhista não dispõe de nenhum dispositivo que disciplina ao horário flexível de trabalho (também conhecido como jornada móvel) e estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada de trabalho normal é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

Como funciona o horário flexível?

O horário flexível é um modelo de gestão que visa maior liberdade para o empregado no cumprimento do seu horário de trabalho.

Afinal, o mesmo tem a possibilidade de cumprir sua jornada obedecendo um número de horas diárias sem ter a rigidez da chegada às 08h00min e sair às 18h00min.

Sendo assim, é dado ao empregado a possibilidade do auto gerenciar com entradas e saídas móveis.

Um local único de cumprimento de expediente de trabalho não é defendido pelo horário flexível.

Por isso esse método é denominado como jornada móvel. Já que pode ser realizado de casa, de um café ou de outra cidade, estado ou país.

Num formato home office, que antes ignorado pela CLT, o trabalho remoto, agora é especificamente citado, a lógica da flexibilidade de horário é uma das alternativas mais usadas pelas empresas.

Em alguns casos, a maior parte de suas demandas é entregue online. Já que os empregados não precisam marcar presença na empresa onde trabalham todos os dias.

O que é necessário para ter esse tipo de acordo?

  • O primeiro passo é conferir se a  função do colaborador adere ao horário flexível de trabalho. Pois, existem trabalhos que dependem das interações coletivas de trabalho presencial.
  • O segundo passo é verificar junto da empresa, se a mesma concorda com essa funcionalidade. Afinal, ela pode preferir que o seu time trabalhe todo junto no escritório da empresa e, em horário normal.
  • E o terceiro passo, bem importante, é entender bem o perfil organizacional da equipe. Para que a jornada flexível funcione é necessário que haja um comportamento profissional disciplinado, focado, responsável, comprometido por parte do quadro de empregados. Do contrário, o que deveria ser uma vantagem pode se tornar uma grande bagunça.

As vantagens do horário flexível de trabalho para a sua empresa.

  • Menos custos com estrutura física de escritório já que alguns funcionários trabalham de outros lugares e não diretamente na empresa;
  • Maior produtividade dos funcionários, afinal, este sistema mostra um abertura da empresa e é muito importante que eles cumpram suas tarefas e entreguem suas demandas nos prazos.
  • Menor frequência de atrasos e faltas porque com a autogestão, fica mais fácil de somente começar a contar o horário de trabalho quando o empregado de fato estiver realizando suas tarefas;
  • Maior satisfação dos colaboradores, que com este sistema conseguem ter mais tempo para cuidar também de vida pessoal. Assim, eles aumentam sua motivação, engajamento e honram a oportunidade dada pela empresa sendo mais produtivos.

Contudo, nota-se, claramente, que dependendo do tipo de atividade que a sua empresa exerce. E, que se for disponibilizada esta opção, alguns funcionários podem preferir trabalhar com o regime de horário flexível.

Além de todas as vantagens que foi citado acima, ainda existe o fato de que metas podem ser colocadas em pauta para fortalecer o crescimento da empresa e também para incentivar ainda mais o cumprimento desse acordo.

Se você é gestor e quer implementar o horário flexível de trabalho,  é fundamental ter uma equipe de RH atenta à regulamentação do acordo. Se ainda não tem, considere terceirizá-la.

Na Ravick oferecemos o serviço de Terceirização de Mão de Obra. Solicite um orçamento!

solicite um orçamento e tenha um horário flexível de trabalho

Deixe uma resposta

Fechar Menu