Gestão por Competências: conheça o modelo e saiba como implementar

Gestão por Competências: conheça o modelo e saiba como implementar

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas começaram a perceber que, para desenvolver profissionais, não basta avaliar suas capacidades técnicas, mas também suas habilidades. Dessa forma, para verificar a compatibilidade entre um profissional e um cargo é preciso analisar o seu perfil profissional. E é partir desses preceitos que parte o conceito de Gestão por Competências.

A competência indica um conjunto de características apresentadas por uma pessoa que a ajudam a realizar as suas funções profissionais. Existem as competências que as pessoas já possuem e outras que podem ser adquiridas.

Sendo assim, se aplicada a Gestão por Competências, o gestor consegue fazer as coisas funcionarem melhor, já que cada habilidade identificada poderá ser usada a favor da equipe e da maximização dos resultados da organização.

Em vista disso, neste artigo vamos decifrar o conceito de Gestão por Competências e como implementá-lo. Continue a leitura!

O que é exatamente Gestão por Competências?

Antes de entender o conceito de Gestão por Competências, é necessário entender o significado do termo “competência”.

De acordo com a Consultora Organizacional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Maria Odete Rabaglio, autora dos livros “Gestão por Competência” e “Seleção por Competências”, uma competência é um conhecimento, uma habilidade e uma atitude compatível com o desempenho de uma tarefa específica e é também a capacidade de colocar este potencial em prática sempre que for necessário.

Em suma, uma competência implica uma capacidade reconhecida para agregar valor econômico a uma organização e valor social ao indivíduo. Está relacionada, em último caso, às condições de entrega de um profissional.

Assim sendo, a Gestão por Competências é uma metodologia de RH focada em gerir os colaboradores conforme suas habilidades e perfis. A ênfase está nos pontos de excelência e de melhoria.

Seu objetivo é desenvolver os colaboradores e, ao mesmo tempo, obter o máximo retorno para o negócio por meio das competências individuais e coletivas. Ela tem impacto direto sobre a performance.

Vale ressaltar que, cada membro de uma equipe tem sua competência, ou um conjunto delas. Portanto, a Gestão por Competências é um método por meio do qual se consegue alinhar as competências às tarefas que delas dependem.

Em resumo, podemos assumir que a Gestão por Competências consiste em:

  • Mapear as competências organizacionais de uma empresa;
  • Identificar as competências necessárias para a execução de uma tarefa específica;
  • Identificar as competências que o colaborador possui;
  • Fazer o cruzamento das informações apuradas, identificando o gap de treinamento e o desenvolvimento necessário para o funcionário.

As competências muito desejadas e úteis para as empresas hoje

Para promover uma boa Gestão por Competências, é preciso, primeiramente, identificar dentro da equipe a competência de cada profissional.

Ao fazê-lo, o gestor estará de posse de uma informação valiosa para uma eficaz Gestão por Competências.

Nesse sentido, encontrar a tarefa adequada para cada profissional é gerir da melhor maneira possível uma competência e extrair dela o máximo de resultados.

Conheça, a seguir, algumas das competências desejáveis atualmente nas empresas:

  • influência;
  • desenvolvimento de pessoas;
  • autoconfiança;
  • habilidade para gerenciar mudanças;
  • liderança de pessoas;
  • perseverança.

As vantagens da Gestão por Competências

Com uma boa política de Gestão por Competências, todos saem ganhando. Sua equipe se desenvolve e você alcança resultados melhores.

Afinal, são inegáveis as vantagens proporcionadas no sentido de:

  • Aprimoramento das equipes: orientado-as pelas competências necessárias aos diversos postos de trabalho.
  • Identificação de pontos de insuficiência: permite intervenções de retorno garantido para a organização.
  • Gerenciamento de desempenho: com base em critérios mensuráveis, que podem ser observados diretamente.
  • Produtividade: aumento da produtividade e maximização de resultados.
  • Redução do turnover: por meio da avaliação das competências, você está nutrindo talentos para assumir a gestão no futuro.
  • Autoconhecimento: mobilizar as equipes para assumirem a responsabilidade pelo próprio autodesenvolvimento, transformando o processo em uma situação ganha-ganha – tanto a organização quanto os colaboradores têm suas expectativas atendidas.
  • Redução de gastos desnecessários: evita-se que gerentes e colaboradores percam tempo em programas de treinamento que nada têm a ver com as necessidades da equipe.

Como aplicar a Gestão por Competências no meu negócio?

Cada empresa possui uma dinâmica específica. Logo, assim como outros sistema de gestão, a implementação da Gestão por Competências depende da cultura da empresa.

Em todo caso, alguns passos podem ser úteis para diferentes organizações, veja só:

1. Realize brainstormings

Realize reuniões e brainstormings com a equipe, seguindo uma metodologia definida, como a análise SWOT, para identificar as competências necessárias para o alcance da estratégia da empresa.

Debata as fraquezas, ameaças, forças e oportunidades com base na sua missão, visão e valores.

2. Níveis e indicadores

Assim que as competências necessárias forem estabelecidas, identifique os níveis ou indicadores em que elas poderão ser subdivididas.

3. Perfis-chave da empresa

Feito isso, é necessário identificar as competências necessárias para a execução das tarefas de cada cargo na organização.

Isso pode ser facilmente delimitado a partir de uma análise da descrição de cargos e serviços da organização.

Assim, é possível identificar competências que os cargos e funções exigem, bem como os níveis mínimos necessários para cada uma delas.

4. Conhecendo as competências de cada funcionário

Sempre que realizar recrutamento e seleção, você deverá utilizar os testes e as entrevistas para avaliar e identificar as competências apresentadas pelos candidatos.

Posteriormente, é necessário relacionar as competências que os candidatos já têm com as necessárias para a vaga. Assim, é possível selecionar o candidato que se mostrar mais adequado.

Dentro do ambiente da empresa, é fundamental aplicar testes e outras metodologias de mapeamento de perfil, a fim de identificar as potencialidades do time já contratado.

Avaliar e identificar as competências que seus colaboradores possuem auxilia na possibilidade de realocar um funcionário cuja competência seja mais adequada a uma função que ele ainda não exerce.

5. Cruze competências

Procure também sempre realizar cruzamentos das competências necessárias para exercer um cargo com aquelas existentes nos profissionais que já cumprem com a função.

Dessa forma, considere promover treinamentos e outros investimentos para desenvolver os colaboradores, diminuindo assim os intervalos de competência que poderão existir entre aquelas que possuem e as que o cargo demanda.

Vale ressaltar que caso ocorram mudanças realmente significativas no posicionamento estratégico da corporação (como visão e valores), você deve reiniciar o ciclo de Gestão por Competências.

Só assim, será possível redefinir as competências precisas para que essa gestão traga os melhores resultados.

Neste artigo, você pôde conhecer a fundo o conceito de Gestão por Competências. Agora, você entende que, quando bem implementada, essa modalidade acelera o desenvolvimento de profissionais, reduz ou elimina hiatos de competência e otimiza os recursos investidos na capacitação da sua equipe.

Outra alternativa muito útil para acelerar o desenvolvimento de profissionais e agregar valor para a sua organização é o Plano de Carreira. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

Agora que você já sabe o que é Gestão por Competências, deve ter observado que, para o método funcionar, é necessário uma atuação expressiva do setor de RH. Essa área ainda não é estruturada no seu negócio? Sendo assim, nós podemos ajudar com o serviço de Implantação e Gestão de setor de RH. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu