O que é avaliação de desempenho e como implantá-la nas empresas?

O que é avaliação de desempenho e como implantá-la nas empresas?

Medir o desempenho da sua equipe é fundamental para identificar competências a serem fortalecidas no time, bem como identificar gaps de conhecimento e habilidades que devem ser sanados para impulsionar os resultados da empresa. A melhor maneira de avaliar a performance da equipe é por meio da avaliação de desempenho. Mas o que é avaliação de desempenho?

Antes de nos aprofundarmos no conceito, é importante ter em mente que avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importantes no ambiente empresarial.

Com ela, gestores podem tomar decisões de pessoal com argumento e segurança e, assim, formar um time cada vez mais produtivo e engajado.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é avaliação de desempenho, sua relevância para organizações e como implementá-la. Continue a leitura!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa.

Dessa forma, trata-se de um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho e mais.

Entendendo o que é avaliação de desempenho e aplicando-a, o gestor descobre as potencialidades do colaborador, ou seja, o que ele realmente possui talento para ser aplicado à empresa.

Também é possível identificar os pontos fracos do profissional e capacitá-lo para sanar os pontos de melhorias identificados.

Para a empresa, por sua vez, saber o que é avaliação de desempenho é ter a oportunidade de formar uma equipe mais forte e eficiente treinada para trabalhar de acordo com as suas necessidades, o que favorece a boa colocação no mercado, uma imagem positiva e a geração de lucros.

Em suma, a avaliação de desempenho é um meio para identificar problemas dentro da empresa e de valorizar o capital humano.

Além do mais, todo colaborador precisa obter uma apreciação sobre seu trabalho e desempenho. Nesse sentido, a avaliação de desempenho também é o primeiro passo para produzir um feedback completo para o colaborador.

Quais são os benefícios da avaliação de desempenho nas empresas?

Por meio da aplicação da avaliação de desempenho, é possível identificar diversos aspectos que necessitam de atenção dentro de uma empresa.

Por meio do feedback originado da avaliação de desempenho, por exemplo, é possível ajudar os funcionários a entender suas funções, objetivos, expectativas, e o sucesso de seu desempenho.

Para a equipe de Recursos Humanos, por sua vez, oferece insights que facilitam as de decisões acerca de salários, bonificações, promoções e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento de cada indivíduo.

Além do mais, a avaliação de desempenho exige um relacionamento no qual cada colaborador possa assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento, e de forma planejada, colocá-lo em ação.

São muitos os impactos positivos de entender o que é avaliação de desempenho e implementá-la no seu negócio.

Entretanto, para te convencer a colocar em prática ainda neste mês, selecionamos os quatro mais relevantes:

1. Elevação da produtividade

A avaliação de desempenho pode melhorar significativamente os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores.

Afinal, por meio dela, gestores e colegas oferecem aos funcionários o reconhecimento por seus esforços de trabalho.

Isso, consequentemente, aumenta o estímulo e a motivação para o trabalho, pois a sua objetividade, clareza e transparência contribuem na obtenção dos objetivos e resultados individuais.

Por meio da avaliação de desempenho, é possível analisar em que medida os programas de treinamento contribuem para a melhoria do desempenho dos funcionários. Além disso, oferece base para entender as necessidades de treinamento, saná-las e, assim, otimizar a performance.

2. Identificação e aproveitamento de talentos

Com a avaliação de desempenho, é possível identificar e valorizar o potencial dos seus funcionários, tornando-os mais motivados, melhorando o ambiente profissional e proporcionando o desenvolvimento da empresa.

Além disso, com a identificação de talentos, é mais fácil criar políticas de recrutamento interno e promoções para áreas que necessitam de novas contratações.

3. Feedbacks mais consistentes

A avaliação de desempenho possibilita um retorno aos funcionários analisados sobre o seu desempenho no trabalho, para que possam investir em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa.

O processo de avaliação não consiste em punir ou demitir um funcionário que apresente um resultado insatisfatório, mas avaliar o seu potencial e, se for o caso, orientá-lo a mudar de atitude, procurando focar no que pode ser melhorado.

4. Sem achismos e mais transparência

A avaliação de desempenho evita os “palpites” a respeito do trabalho do funcionário. Ela possibilita que o gestor obtenha informações para avaliar de perto as implicações de uma mudança na gestão de RH da empresa. Os colaboradores também passam a entender os objetivos e aspirações da sua liderança imediata.

Tipos de avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho pode assumir diferentes formatos, de acordo com os aspectos que deseja-se avaliar, bem como quais cargos da organização devem respondê-las e quais serão os avaliados.

Confira quais são os modelos mais recorrentes:

1. Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus, conhecida também como Avaliação Multivisão, é um método através do qual um colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor.

O profissional pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos.

Neste tipo de avaliação é considerada também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.

A avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos.

O resultado consolida as diversas percepções e funciona como um espelho de quatro faces, em que é possível comparar a visão de cada um dos grupos com a visão que se tem de si próprio, gerando poderosos insights para o avaliado.

Dessa forma, é possível afirmar que os resultados da avaliação 360 graus devem auxiliar o colaborador a identificar oportunidades de melhoria no trabalho.

Ao final do processo, avaliação 360 graus deve apresentar dados e informações necessários para que se identifique pontos fortes e pontos a serem melhorados no trabalho desempenhado pelos colaboradores.

Os resultados apresentados possibilitam a elaboração de um plano de ação com objetivos e metas definidos claramente em um determinado período de tempo para progressos, competências e comportamentos tanto individuais quanto em equipe.

2. Autoavaliação

Na autoavaliação, os colaboradores avaliam seu próprio rendimento e o que consideram como dificuldades, a partir de um questionário de avaliação (o mesmo usado pelo seu superior).

Esse processo possibilita que o colaborador faça uma análise de suas próprias competências, pontos de melhoria e aspirações.

O processo de autoavaliação também possibilita ao gestor identificar e ajudar com as competências dos funcionários e buscar as melhores áreas em que eles possam se encaixar com os objetivos da organização.

3. Avaliação feita por lideranças

Este é um processo de avaliação de desempenho unilateral, onde cada gestor avalia os membros  de sua equipe de trabalho.

O próprio gestor deverá comunicar os resultados aos colaboradores no momento da reunião de feedback.

A desvantagem deste processo é que os colaboradores não tem a chance e refletir sobre seu desempenho de forma estruturada e nem de se preparar para o feedback.

4. Avaliação de desempenho por objetivos

O gestor e sua equipe discutem juntos os objetivos e metas da empresa e como podem trabalhar para melhorar o desempenho em um determinado período de tempo.

Ao terminar esse tempo estabelecido, o gestor e sua equipe voltam a se reunir para fazer a avaliação dos resultados do trabalho, isto é, os progressos, as dificuldades, as metas alcançadas e o que não teve sucesso.

Esse tipo de avaliação traz ótimos resultados, pois faz com que gestor e equipe se engajem em um determinado processo.

5. Avaliação de desempenho por competências

A avaliação de desempenho por competências faz o levantamento do histórico de desempenho e conhecimento dos colaboradores. Após isso essas informações são cruzadas com as competências profissionais que a organização deseja.

Neste sentido, a avaliação de desempenho por competências avalia se os colaboradores estão de acordo com as perspectivas da organização. Este processo é dividido em 4 etapas, que são:

  • Definição das competências;
  • Levantamento de evidências;
  • Comparação das competências com as evidências;
  • Julgamento dos resultados (se o empregado está apto ou não ao cargo).

Quais são as fases de uma avaliação de desempenho?

Dar a seus colaboradores um bom formulário de avaliação de desempenho para eles expressarem suas opiniões possibilita que as empresas tenham subsídios para construir feedbacks eficientes.

Para isso, qualquer avaliação de desempenho deve seguir três fases básicas:

Observação diária do comportamento do colaborador

Nesta etapa, é necessário analisar pontos como: comprometimento, comunicação, postura, pontualidade, relacionamento com a equipe e os progressos e limitações.

Identificação de pontos fortes e fracos

Após fazer as observações iniciais, o gestor irá aplicar o questionário de avaliação de desempenho.

Com as informações coletadas, será possível identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores.  E, a partir daí, traçar um plano com resoluções para curto médio e longo prazo.

É nesta etapa que o colaborador deve ser incentivado e motivado. O gestor deve mostrar a seu colaborador que ele é é importante para a empresa, e que o desenvolvimento de sua carreira será muito benéfico para ele e para a organização.

Análise da evolução do colaborador

Após a aplicação do questionário da avaliação de desempenho, o gestor deve avaliar constantemente se as metas estão sendo cumpridas.

É preciso analisar se está havendo ou não evolução. Se não estiver funcionando, deve-se convocar outra reunião e ponderar o que está dando errado e como poderia ser consertado. Sendo assim, uma nova estratégia deve ser traçada.

Como fazer um questionário de avaliação de desempenho?

Para cumprir com a identificação de pontos fortes e fracos, é necessário que haja a aplicação do questionário.

Conheça alguns modelos:

Questionários para Avaliação de Desempenho tradicional

Há diversos modelos de questionário para coletar informações sobre o desempenho dos colaboradores. Entretanto, cada empresa deve personalizar seu questionário de acordo com suas necessidades e sua cultura organizacional.

No entanto, veja algumas perguntas curinga que podem ser utilizadas:

  • Como o colaborador lida com os clientes?
  • Como o colaborador se comunica com os membros de sua equipe?
  • Como o colaborador expressa sua opinião?
  • Como o colaborador demonstra cooperação dentro da equipe?

Questionários para medir o comportamento da liderança

O feedback que os colaboradores dão a seus gestores é tão importante quanto o que os gestores dão a eles.

Isso porque, a partir daí é possível identificar se a empresa está com deficiência no nível gerencial.

A partir dessa avaliação, é possível identificar se os colaboradores têm confiança e são guiados com eficiência pelos seus gestores.

  • Seu gestor costuma lhe dar feedback?
  • Seu gestor  apoia sua decisão de investir em novos projetos?
  • Seu gestor se preocupa em desenvolver sua equipe?
  • Seu gestor traduz a estratégia organizacional em metas de equipe e individuais?

Questionários para medir o nível das entregas de colaboradores, equipes e/ou gestores

Assim como as competências, as entregas dos colaboradores devem ser medidas. Afinal, é por meio delas que a empresa atinge seus objetivos.

Neste quesito se enquadram as responsabilidades/tarefas combinadas entre gestor e subordinado para o período avaliado.

Por isso, nesse questionário, é importante avaliar se as metas/entregas foram cumpridas e em que percentual. Assim sendo, avalie:

  • A meta x foi cumprida em qual percentual?

Lembre-se que metas devem ser factíveis (de acordo com o tempo e as competências do colaborador) e desafiadoras.

Questionário de avaliação 360 graus

Para um questionário de avaliação 360 graus, podem ser usadas as mesmas perguntas anteriormente citadas. A diferença é que o avaliado se autoavalia e é avaliado por superiores, pares e clientes.

Para saber mais sobre a avaliação 360 graus e como implementá-la, acesse o nosso artigo completo sobre o assunto.

Não faltam modelos para serem adotadospelas empresas interessadas em acompanhar de perto o desenvolvimento da equipe.

O importante é que se escolha um dos tipos de avaliação de desempenho de acordo com a cultura da empresa. É a partir daí que a operação consegue aprimorar suas políticas internas e melhorar o clima organizacional.

Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho, é hora de colocar em prática! Se você não tem uma equipe de RH para fazer a avaliação, você pode terceirizá-la por meio do serviço de Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos. Nós podemos te ajudar! Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

Fechar Menu