7 dicas para reduzir a rotatividade de pessoal no seu negócio

7 dicas para reduzir a rotatividade de pessoal no seu negócio

A rotatividade de pessoal nas empresas, também conhecida como turnover, corresponde ao fluxo de entrada de novos funcionários e saída de antigos.

Quando o nível desse fluxo é muito alto, são gerados problemas para a organização empregadora, que perde trabalhadores qualificados e precisa lidar com excesso de gastos relativos à demissões e onboarding de novos funcionários.

No Brasil, a rotatividade do mercado de trabalho ainda é alta e encerrou dezembro passado em 4,71 pontos percentuais, recuando ao mesmo patamar de 2007, de acordo com a consultoria Tendências a pedido da Reuters.

Nesse período, no entanto, as taxas de desemprego estavam bem diferentes. Em 2007, o desemprego médio era de 9,2 por cento, bem abaixo dos 11,5 por cento do ano passado.

O problema é grave e engana-se quem pensa que os prejuízos da rotatividade pessoas se limitam à rescisão contratual e a contratação de novos funcionários.

Há, ainda, a ociosidade das vagas remanescentes, que trazem queda de produtividade. Além disso, durante a fase de treinamento e adaptação do novo contratado, o serviço prestado por ele ainda não é totalmente funcional, o que faz o rendimento cair.

Assim sendo, é fundamental evitar os fatores que causam um alto índice de rotatividade de pessoal. Esses, muitas vezes, estão diretamente relacionados aos níveis de motivação com o trabalho.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para reduzir a rotatividade de pessoal no seu negócio. Confira!

1. Aprimore o processo de recrutamento e seleção

Quanto mais criterioso for o processo seletivo de uma empresa, maiores são as chances contratar funcionários realmente qualificados para a função e que planejam crescer dentro da organização.

Para isso, é necessário entrevistar e examinar candidatos com cuidado, não apenas para garantir que eles tenham as habilidades técnicas exigidas para aquela vaga, mas, também, que eles se encaixem bem com a cultura da empresa.

Dessa forma, é fundamental construir um processo de recrutamento que seja pautado na busca de colaboradores alinhados aos valores da empresa, às exigências da vaga e, sobretudo, com histórico compatível às necessidades do seu negócio.

Em suma, a contratação deve levar em conta o fit cultural do candidato. O fit cultural diz respeito a habilidade de selecionar o profissional que se apresente como o melhor “encaixe” para a organização, ou seja, cujos valores são compatíveis com a cultura organizacional.

2. Invista em um onboarding diferenciado

Para reduzir a rotatividade de pessoal, é preciso fortalecer o engajamento do colaborador desde a contratação.

Nessa fase, é necessário promover uma formação continuada de profissionais, capaz de gerar resultados positivos e futuros.

Assim sendo, é fundamental investir em treinamentos de cultura organizacional, além de, é claro, oferecer a capacitação necessária para o exercício do cargo.

Quanto aos treinamentos relativos à cultura organizacional, é possível integrar o profissional à empresa inserindo temas como:

  • A cultura da empresa, bem como sua missão, visão e valores;
  • Oportunidades e perspectivas de crescimento profissional;
  • Informações sobre os produtos e serviços que a organização fornece;
  • Apresentação de políticas e procedimentos internos.

Durante o processo, envolva os veteranos do negócio e ofereça oportunidades para que todos os presentes compartilhem seus conhecimentos.

Além de motivar a equipe, o ato de ensinar outros garante a aprendizagem própria do empregado.

3. Ofereça flexibilidade na jornada de trabalho

Um estudo promovido pela Boston College Center for Work & Family constatou que, de acordo com os depoimentos de 76% dos gerentes e 80% dos funcionários entrevistados, os trabalhos em regime flexível tiveram efeitos positivos na retenção de trabalhadores.

Isso porque, hoje, os trabalhadores têm valorizado muito a qualidade de vida e podem optar por um trabalho que conceda certa flexibilidade, mesmo que o salário seja inferior ao de outra empresa.

Assim sendo, atente-se para as necessidades pessoais dos colaboradores e ofereça mais flexibilidade.

Eventualmente, considere oferecer home office ou carga horária reduzida. Também é possível disponibilizar alguns minutinhos para resolver problemas pessoais, desde que não se torne algo rotineiro.

4. Crie uma política interna de benefícios

Segundo uma pesquisa divulgada pelo site de empregos Glassdoor, 57% dos profissionais afirmou que ter benefícios e vantagens estão entre as suas principais considerações antes de aceitar um trabalho.

Além disso, quatro em cada cinco trabalhadores dizem que preferem novos benefícios ao invés de um aumento de salário.

Assim sendo, uma empresa que oferece benefícios diversos está um passo à frente das outras em termos de competitividade.

Dessa forma, é possível reunir instituições parceiras que possam oferecer descontos, além de apostar nos benefícios essenciais, como vale-transporte, plano de saúde e vale-alimentação, por exemplo.

Esses benefícios costumam aumentar a sensação de bem-estar dos colaboradores e pesam na consideração de uma possível demissão.

5. Tenha um plano de carreira e oportunidades de crescimento

De acordo com uma pesquisa recente da Cornerstone há uma relação direta entre o alto nível de rotatividade de pessoal nas empresas e a falta de oportunidades de crescimento no ambiente de trabalho.

Assim sendo, é fundamental descrever planos de carreira claros e desafiadores para a sua equipe.

Para formular um bom plano de carreira, defina metas de performance, relacionadas com o tempo de “casa” dos colaboradores.

Também vale dividir uma única função em júnior, pleno e sênior, assim, a perspectiva de crescimento será maior.

Os planos de carreira devem ser divulgados para os funcionários da instituição e aplicados de acordo com as regras predefinidas.

Dessa forma, é possível que o colaborador perceba o valor que ele tem para a empresa e fique cada vez mais motivado a conquistar melhores resultados – por meio da possibilidade de uma promoção, do recebimento de bônus ou de aumentos salariais.

6. Disponibilize feedbacks construtivos para reduzir a rotatividade de pessoal

Implantar e incentivar a cultura do feedback é essencial para todas as empresas.

O feedback permite que os colaboradores conheçam os seus pontos positivos e negativos e busquem o aprimoramento de suas funções.

Essa atitude demonstra respeito e consideração pelo funcionário e pode ser responsável por minimizar muitas das suas incertezas e ansiedades.

Em suma, os colaboradores precisam de respeito e reconhecimento dos gestores, além de uma posição desafiadora com espaço para progredir.

Dessa forma, práticas rotineiras, como o envio de um simples e-mail com elogios na conclusão de um projeto e programas de reconhecimento são formas de injetar algum feedback positivo na força de trabalho. Atitudes como essa certamente irão criar uma cultura de proatividade e reconhecimento.

7. Estimule a motivação e a qualidade de vida no trabalho

De acordo com dados recentes da Sodexo, ter boa relação com os colegas e acesso a recursos e ferramentas que tornem seu trabalho mais eficiente são os pontos mais bem avaliados por profissionais brasileiros quando eles analisam a qualidade de vida em seus atuais empregos.

Assim, é possível concluir que os colaboradores, para se sentirem engajados, precisam de interação social e de um local gratificante.

Dessa forma, é fundamental que os gestores invistam em happy hours, espaços de convivência e de descanso. Outra alternativa é apostar em  gamificação para o alcance de metas, fornecendo bônus para os colaboradores (viagens, descontos em livrarias, folga e mais).

Além disso, é essencial investir na melhoria da comunicação interna, implementando novos canais para o diálogo. Reveja também a ergonomia dos móveis e condições do local (umidade, temperaturas excessivas, ruídos etc.).

As empresas precisam ir além do que elas fazem no aspecto tecnológico e investir também no lado humano.

Reduzir a rotatividade de pessoal no seu negócio não é difícil. Basta ter zelo com os profissionais, desde o recrutamento até a manutenção da qualidade da rotina de trabalho.

Vale ressaltar que, ao investir na motivação dos colaboradores, você também estará reduzindo diretamente os custos monetários e psicológicos.

Muitas das ações para reduzir a rotatividade de pessoal podem se tornar mais efetivas se lideradas pela equipe de RH. Seu negócio ainda não conta com um departamento? Nós podemos te auxiliar a implantar e gerir, com eficácia, o setor de Gestão de Pessoas. Solicite um orçamento!

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